Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
05 FEV 2022
CORONAVÍRUS
Saúde orienta sobre regras na coleta de exames de Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis está orientando a comunidade a respeito de uma série de critérios que as unidades de saúde do município adotam para realização de exames da Covid-19.
Conforme explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a pasta adotou uma padronização dos serviços, destinada a regrar, de forma técnica e segura, a ministração dos testes na rede.
Ainda segundo ele, o aumento vertiginoso dos casos, verificado desde os primeiros dias do ano, obrigou o município a tomar medidas para otimização do atendimento, especialmente referentes ao oferecimento de exames.
“As medidas adotadas são necessárias para otimizar o atendimento, reduzir o tempo de espera e, principalmente, aplicar o teste somente em pacientes que apresentem os sintomas da Covid-19”, afirmou o secretário.
“Estas ações que definimos também visam preservar os estoques de testes da Secretaria de Saúde, em razão da dificuldade de reposição no mercado. Se esse tipo de atitude não for adotada, em um futuro próximo poderá faltar para os pacientes graves que realmente necessitam”, acrescentou ele.
“Estamos adotando todas as providências necessárias para garantir o atendimento aos nossos pacientes. Solicitamos que aqueles que não apresentem os sintomas indicados, não procurem as unidades de atendimento”, orientou.

Recomendações para a coleta de teste rápido de antígenos:

- Não serão testados casos assintomáticos;
- A coleta ocorrerá somente com a presença de sinais respiratórios, evidenciados ao exame (temperatura aferida pela equipe de enfermagem no local, coriza, tosse, vermelhidão na garganta, alteração respiratória e outros sinais evidentes no atendimento);
- Coleta priorizada para gestantes;
- Coleta priorizada para profissionais de saúde sintomáticos.

Coleta de exame RT-PCR:

- Realização em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira;
- Nas Macros a coleta ocorre no horário das 07h às 11h;
- Nas Unidades Básicas de Saúde a coleta ocorre no horário das 07h às 10h;
- Não serão testados casos assintomáticos.
- Coleta somente com a presença de sinais respiratórios, entre o 3º e 7º dia de início dos sintomas, evidenciado ao exame (temperatura aferida pela equipe de enfermagem no local, coriza, tosse, vermelhidão na garganta, alteração respiratória, diarréia e outros sinais evidentes no atendimento);
- As amostras biológicas serão transportadas pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica Municipal.