Sexta-feira, 29 de Março de 2024
26 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Primeira Infância: Prefeitura instala escultura em homenagem às gestantes
A ideia de instalar a escultura surgiu a partir das discussões do Comitê da Primeira Infância do município
Na tarde da última quinta-feira (25) a Prefeitura de Penápolis promoveu uma solenidade especial para marcar a inauguração de um monumento em homenagem às gestantes. O mesmo foi colocado na rotatória de entrada da cidade, conhecida como “rotatória da bandeira”. Trata-se de uma escultura de ferro, confeccionada com sucata, e produzida pelo artista plástico local Giovane de Falco.
A iniciativa tem como objetivo marcar a edição 2022 da Semana do Bebê, ocorrida na cidade no período de 15 a 20 de agosto. Além disso, a ação também visa estabelecer um marco de destaque para a questão da Primeira Infância, ressaltando que Penápolis valoriza e executa as políticas públicas voltadas ao segmento.
O investimento na obra de arte foi feito pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, prestigiando o artista da cidade. Giovane de Falco, inclusive, já tem outras obras suas instaladas na cidade, como por exemplo a escultura de um ciclista, também confeccionada em ferro, que está localizada no início do Parque Santa Leonor (próximo à rotatória da avenida João Antônio de Castilho com a rua Alayde Ferraz de Almeida). Para a instalação a prefeitura contou com o trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Obras.
Segundo comentou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, a ideia de instalar a escultura surgiu a partir das discussões do Comitê da Primeira Infância do município, do qual fazem parte várias instituições e órgãos públicos.
“A intenção foi criar um marco para a construção de novas histórias sobre a Política Pública de apoio e valorização à Primeira Infância no município, além de deixar registradas as ações já concretizadas nesta área, ao longo dos anos”, comentou Sanchez.
O prefeito de Penápolis, Caique Rossi, esteve presente na cerimônia de inauguração do monumento, junto aos demais representantes do poder público e das instituições ligadas à realização da Semana do Bebê.
Esta edição da Semana do Bebê de Penápolis ofereceu apresentações artísticas e palestras com temas direcionados às mães, profissionais das áreas de saúde, da educação e da assistência social. Entre outras atividades também destacam-se gincanas, exibições de vídeos, oficinas, workshops, piquenique, passeios de bicicleta, roda de leitura, roda de música, orientação nutricional, massagem para bebês, teatro, café da manhã, entre outras ações.
Todos os anos a mobilização ocorre sempre no mês de agosto, buscando atividades descentralizadas para sensibilizar a população.