30 JUL 2013
Daep é referência em gestão de resíduos sólidos para cidade do Rio Grande do Sul

Comitiva de São Leopoldo (RS) visita gabinete do Prefeito Célio de Oliveira

Penápolis recebeu na semana passada a visita de representantes do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), de São Leopoldo – RS, que vieram conhecer o sistema de gestão de resíduos sólidos executado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).

Durante os dois dias de visita, 24 e 25 de julho, a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayume Shinkai de Oliveira, acompanhou o grupo de São Leopoldo, o diretor geral do Semae, Gerson Luiz Borba; o diretor adjunto, Sandro Adriani Camargo e o assessor técnico de Engenharia, Danilo da Costa Duarte, explicando a eles todos os procedimentos que são realizados pelo Daep, referente ao tratamento de resíduos sólidos.

As autoridades de São Leopoldo visitaram o aterro sanitário, onde é despejado e aterrado o lixo doméstico coletado diariamente; o autoclave, onde é feita a incineração do lixo infectante recolhido nos hospitais, clínicas médicas e odontológicas e laboratórios; e também conheceram a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), que trabalha com o lixo reciclável, separado pelos moradores e coletado diariamente. Além disso, o grupo também pediu informações sobre a parte financeira que envolve todo o sistema de gestão de resíduos sólidos.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, os representantes do Semae de São Leopoldo fizeram uma a visita técnica ao Daep para conhecer a experiência de Penápolis. “O Daep é referência em todo o Brasil tanto no tratamento de água e esgoto, como também na gestão de resíduos sólidos. Temos uma gestão de qualidade, com certificação isso 9001 e ainda um Sistema de Gestão Baseado no Modelo de Excelência”, comentou.

A lei federal 11.445 do ano de 2.007 determina que o saneamento atenda o tratamento de água e esgoto e inclua também a gestão de resíduos sólidos. “Penápolis já desenvolve a parte de resíduos sólidos desde 1.994, por meio do Daep, ou seja, muito antes da obrigatoriedade por lei”, acrescentou a presidente do Daep.

Gabinete

Na quinta-feira, 25, o prefeito de Penápolis Célio de Oliveira recebeu em seu gabinete os representantes do Semae de São Leopoldo. Eles disseram estar satisfeitos com a visita a Penápolis e principalmente por conhecer na prática, como é feito tratamento de resíduos sólidos pelo Daep.

O Semae de São Leopoldo – RS é uma autarquia municipal que realizada o tratamento de água e esgoto no município. Para a parte de resíduos sólidos, a Prefeitura de São Leopoldo contrata uma empresa terceirizada. “Queremos levar o modelo de Penápolis para o nossa cidade, no sul do país”, afirmaram. “Assim como o Daep faz em Penápolis, nosso objetivo é que o Semae também gerencie os resíduos sólidos em São Leopoldo, além do tratamento da água e esgoto”, completaram. São Leopoldo tem aproximadamente 210 mil habitantes e faz parte da Grande Porto Alegre, estando a 31 quilômetros da capital gaúcha.

Na oportunidade, os visitantes presentearam o prefeito Célio de Oliveira com um Atlas Socioambiental de São Leopoldo. “Agradeço o presente e coloco o município de Penápolis e o Daep à disposição. É uma grande satisfação servir de modelo em saneamento ambiental e poder contribuir com outros municípios do país”, disse o prefeito Célio de Oliveira.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024