Foram concluídas nesta semana, as obras de recuperação da Estrada Rural do bairro Barra Bonita. O investimento de R$ 843.588,00 contemplou um trecho de cerca de 5,84 quilômetros, por meio do programa Melhor Caminho, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nesta terça-feira (11), o prefeito Caique Rossi esteve no local para a entrega técnica das melhorias e se encontrou com proprietários rurais da região.
Também estavam presentes o secretário municipal de Agricultura, Edison Ribeiro de Almeida; o engenheiro da Prefeitura, Antonio Augusto Servigne Mazzo; o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Sérgio Eduardo Rodrigues, além de representantes da empresa responsável pela obra, contratada pelo Governo Estadual.
O prefeito Caique Rossi afirmou que a melhoria era uma reivindicação dos produtores rurais e moradores da região. “Em dias de chuva, era impossível trafegar pela estrada, com muito acúmulo de água. Hoje temos uma pista com toda a estrutura de escoamento da chuva e sinalização. Depois de um longo período de espera, temos uma estrada rural adequada para o escoamento da produção agrícola e para circulação dos moradores”, destacou.
O prefeito ainda agradeceu ao Governo do Estado pelo investimento do Programa Melhor Caminho na Estrada da Barra Bonita e aos produtores rurais pelo incentivo à obra.
Entre as melhorias realizadas pelo programa Melhor Caminho, estão a quebra de barrancos, recomposição e elevação do leito carroçável, construção de curvas de nível. Para melhor trafegabilidade da estrada foi colocado um revestimento primário em pedra brita em todo o trecho atendido pelo Programa. A Secretaria de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana fez a sinalização viária no local, com placas indicativas de velocidade
Para as obras, foi necessária a anuência dos proprietários rurais lindeiros à estrada para a retirada e recolocação das cercas, além da autorização ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Tanto a documentação de anuência quanto a licença ambiental foram providenciadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
O secretário de Agricultura, Edison Ribeiro de Almeida, ressaltou a importância da obra para o escoamento da produção agrícola. “O leito da pista estava em péssimas condições. Com essa melhoria, temos uma pista segura para o tráfego de carros e veículos de grande porte. Pedimos a colaboração dos proprietários rurais para que mantenham os cuidados em suas propriedades, mantendo as excelentes condições da estrada rural”, finalizou o secretário.
Secom – PMP