17 AGO 2023
Prefeitura realiza 6ª Conferência Municipal de Cultura dia 21
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para participar da 6ª Conferência Municipal de Cultura que acontecerá na próxima segunda-feira, 21 de agosto, a partir das 19h, na Sala Cora Coralina (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333).
O tema central da 6ª Conferência Municipal de Cultura é “Democracia e Direito à Cultura”, mesmo tema que será discutido na Conferência Nacional, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além disso, a Conferência Municipal de Cultura desta segunda-feira tem como objetivo a elaboração do Plano Municipal de Cultura que deverá nortear as políticas públicas do setor para os próximos 10 anos.
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, explica que durante a Conferência, os participantes vão revisar o antigo Plano Municipal que foi aprovado em dezembro de 2011, identificar o que foi cumprido e fazer novas propostas para o novo Plano Municipal de Cultura.
“A conferência é aberta à participação de toda comunidade penapolense. Portanto, pedimos a colaboração de todos os artistas, produtores, prestadores de serviço e comunidade em geral, que queriam contribuir para as políticas públicas da Cultura para os próximos 10 anos”, convidou.

Programação
A 6ª Conferência Municipal de Cultura está prevista para iniciar às 19h com o cadastramento das pessoas interessadas. Às 19h30 acontecerá a palestra de abertura “Democracia e Direito à Cultura”, ministrada pelo artista e professor Jhonatan Carlos Brasil, o Tato Brasil, docente do Senac – Araçatuba, nas áreas de Comunicação e Arte e Desenvolvimento Social. Após a palestra, os participantes serão divididos em grupos para discussão de seis eixos temáticos: Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Eixo 2 - Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória; Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Eixo 6 - Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Na sequência, as propostas selecionadas de cada grupo serão votadas em plenária.