22 AGO 2023
6ª Conferência de Cultura discute novas propostas para Plano Municipal
1- Conferência contou com a participação de artistas, produtores, autoridades e comunidade em geral
A leitura final do texto e aprovação do Plano acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na noite de ontem, 21, a 6ª Conferência Municipal de Cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura que norteará as políticas públicas do setor para os próximos 10 anos. O evento aconteceu na Sala Cora Coralina e contou com a participação de artistas da cidade, produtores culturais, autoridades e comunidade em geral.
O prefeito Caique Rossi falou sobre a retomada do trabalho cultural em Penápolis, principalmente na formação e fomento. “Além da reforma e manutenção dos equipamentos culturais, estamos investindo também na formação, com aulas de Dança, Teatro, Violão, Canto e Coral, tudo de forma gratuita para a comunidade. Além disso, em breve teremos o Projeto Guri em Penápolis, com aulas de diversas modalidades de instrumentos musicais”, disse. O prefeito citou ainda a criação do Núcleo de Projetos que ajuda a materializar bons projetos em prol da comunidade e da cultura penapolense.
O secretário de Cultura, Lucas Casella, agradeceu a participação de todos e ao prefeito Caique Rossi pela confiança no trabalho, em acreditar no seu projeto de fazer Cultura por meio de três pilares: Fomento, Formação e Difusão Cultural.
Participaram ainda da mesa de autoridades, a vereadora professora Jandinéia Fernandes; o presidente do Conselho de Cultura, Jefferson Alves, o Big G e o presidente da Funepe, Alexandre Gil, que colocou a instituição à disposição do município para parcerias e projetos culturais.
Na sequência, o público presente acompanhou a palestra de abertura “Democracia e Direito à Cultura”, ministrada pelo artista e professor Jhonatan Carlos Brasil, o Tato Brasil, docente do Senac – Araçatuba. Em sua fala, Tato Brasil abordou diversos aspectos culturais e principalmente sobre o conceito “O que é Cultura?” e qual a importância dela para a história e formação da nossa sociedade.

Plano Municipal
Após a palestra, o secretário de Cultura Lucas Casella e o público presente fizeram a leitura do antigo Plano Municipal de Cultura aprovado em 2011. Segundo explicou Casella, esse plano deveria ter sido revisto em 2021, entretanto, com a situação do país na época, sem Ministério da Cultura, foi preciso esperar o reestabelecimento dos órgãos governamentais competentes. “Sendo assim, faremos a análise do que foi cumprido do Plano anterior e lançar novas propostas para o Plano Municipal de Cultura 2023, que norteará as ações de políticas públicas para os próximos 10 anos”, comentou.
Segundo informou o secretário, a discussão em plenária com a sugestão de novos tópicos para o Plano Municipal de Cultura se estendeu até tarde da noite, sendo necessário fazer a compilação das novas propostas, leitura e aprovação do novo Plano na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, na Sala Coralina.
“Sendo assim, convidamos novamente a comunidade em geral para participar dos trabalhos de finalização da 6ª Conferência Municipal de Cultura no próximo dia 28”, convidou Casella. O novo Plano Municipal de Cultura aprovado em plenária terá validade de 2023 a 2033.

21/08/2023
6ª Conferência Municipal de Cultura
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na noite de 21 de agosto, a 6ª Conferência Municipal de Cultura para a elaboração do Plano Municipal de Cultura que norteará as políticas públicas do setor para os próximos 10 anos. O evento aconteceu na Sala Cora Coralina e contou com a participação de artistas da cidade, produtores culturais, autoridades e comunidade em geral.
Confira algumas fotos do evento: