27 SET 2023
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Penápolis participa de comunidade de inovação tecnológica
Para fomentar a cultura empreendedora na região, Penápolis participa de uma comunidade que reúne startups, organizações, corporações, entidades educacionais e poder público. O chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho, Cláudio de Souza dos Santos, e o coordenador da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura, Pedro Paulo Fernandes, são o representantes do município no grupo que trabalha em favor da inovação tecnológica e da cultura empreendedora.
Essa comunidade é a Voti Valley, um hub que impulsiona startups e assume o papel de transformar uma ideia em um produto que possa dar origem a um negócio de sucesso. Atualmente, conta com cerca de 30 integrantes, realiza periodicamente eventos próprios e participa de ações de terceiros, tanto de forma presencial quanto virtual. A sede fica na sala Inovata, um coworking space dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba.
Segundo o chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho, Cláudio de Souza dos Santos, os grupos se encontram presencialmente uma vez ao mês. “Além da reunião presencial, temos encontros remotos para discussão e elaboração de propostas inovadoras para cada município participante”, afirmou.
A Voti Valley é organizada em quatro grupos de trabalho: Ambiente Ecossistema, Comunicação, Universidade Inovadora e Startup de Mercado. Todos trabalham interligados oferecendo ações educacionais, geração de networking e transformação de ideias em negócios, com atuação nas cidades de Araçatuba, Birigui, Penápolis e região.
Na Voti Valley os integrantes são estimulados a explorar as suas habilidades e talentos, e a se comprometer com a aprendizagem contínua, o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ainda segundo o chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho, Cláudio de Souza dos Santos, o seu grupo de trabalho atua no Ambiente Ecossistema. “Estamos trabalhando para a formulação de um projeto de lei de estruturação de cargos e salários contemplando a inovação tecnológica na administração pública municipal de Penápolis”, explicou.
Assim como hubs semelhantes por todo o Brasil, o modelo do Voti Valley é inspirado no Vale do Silício, localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia (EUA), que abriga muitas startups e empresas globais de tecnologia, como Google, Microsoft e Meta.
A palavra hub é originária da língua inglesa e significa centro ou núcleo. No contexto empresarial, trata-se de um centro de conexões, onde empresas, instituições e pessoas se encontram para trocar conhecimentos, compartilhar recursos e criar novas oportunidades de negócios. É um ambiente colaborativo, no qual atores do ecossistema empreendedor se conectam para desenvolver novas ideias, produtos e serviços.
Além disso, o grupo desenvolve uma ação de difusão de conhecimento junto a estudantes de nível médio e superior, de escolas públicas e particulares, assim como à comunidade em geral, para fomentar o empreendedorismo, inovação, tecnologia e startups. Com duração aproximada de 1h30, empreendedores convidados relatam os seus cases (acertos e erros) e se disponibilizam a responder perguntas do público.

Secom – PMP (*Com informações da AI Voti Valley)
Arquivos Vinculados