29 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Alunos do Yone participam de ação sobre cultura inovadora
Ação foi realizada em uma parceria entre Prefeitura, Funepe e Voti Valley

Alunos da Escola Estadual Profª Yone Dias de Aguiar participaram do encontro “Ideathon – Geração de Novas Ideias”, desenvolvido pela Prefeitura de Penápolis, Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) e Voti Valley no último dia 23. A iniciativa teve o objetivo de incentivar a criação de ideias inovadoras e sua aplicação na escola e em serviços para a comunidade.
O chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho da Prefeitura de Penápolis, Cláudio de Souza dos Santos, faz parte da comunidade Voti Valley que trabalha a favor da inovação tecnológica e da cultura empreendedora. Segundo ele, a ação faz parte do projeto desenvolvido pelo seu grupo de atuação que oferece ações educacionais, de geração de networking e transformação de ideias em negócios.
“Reunimos 40 alunos do ensino médio, divididos em oito grupos, para elaborar ideias de novos produtos ou serviços para melhorar a vida na escola e seus arredores. Cada equipe desenvolveu sua ideia que depois foi apresentada para uma banca de avaliação. Foi avaliada a originalidade, a oportunidade de mercado, a criatividade e o impacto positivo na Agenda 2023 da ONU (Organização das Nações Unidas)”, contou.
“A ideia é estimular, disseminar e desenvolver a cultura de inovação, startups e empreendedorismo de base tecnológica. Nesse projeto “Ideathon”, buscamos incentivar a liberdade criativa, o poder de inovação e a resolução de problemas, a partir de iniciativas capazes de ampliar práticas mais eficientes, para melhorar a vida das pessoas e estimular a criação de novos negócios”, afirmou Cláudio.

Voti Valley
A Voti Valley é um hub que impulsiona startups e assume o papel de transformar uma ideia em um produto que possa dar origem a um negócio de sucesso. Atualmente, conta com cerca de 30 integrantes, realiza periodicamente eventos próprios e participa de ações de terceiros, tanto de forma presencial quanto virtual. A sede fica na sala Inovata, um coworking space dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba.
Além do chefe do Serviço de Iniciação ao Trabalho, Cláudio de Souza dos Santos, o coordenador da Comissão de Compliance e Transparência da Prefeitura, Pedro Paulo Fernandes, também representa o município na comunidade de inovação.
A Voti Valley é organizada em quatro grupos de trabalho: Ambiente Ecossistema, Comunicação, Universidade Inovadora e Startup de Mercado. Todos trabalham interligados oferecendo ações educacionais, geração de networking e transformação de ideias em negócios, com atuação nas cidades de Araçatuba, Birigui, Penápolis e região. Na Voti Valley os integrantes são estimulados a explorar as suas habilidades e talentos, e a se comprometer com a aprendizagem contínua, o desenvolvimento pessoal e profissional.