24 AGO 2013
Denúncias podem ser feitas ao Conselho do Idoso

O Conselho Municipal do Idoso de Penápolis informa que mantém um Plantão de Atendimento aos idosos e à comunidade em geral. Este Plantão é realizado todas as terças-feiras, das 13h30 às 16h, junto à Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania). O atendimento é gratuito.

O Plantão visa oferecer à população e especialmente aos idosos, orientações referentes ao atendimento preferencial, esclarecimentos sobre os direitos dos idosos e também denúncias de maus tratos e agressões a essa parcela da população que vem crescendo no município.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Anizio Nunes, muitos idosos e seus familiares não sabem dos seus direitos, por isso, existe o plantão para informar, esclarecer e orientar a todos em suas dificuldades.

“Nossa intenção é dar amparo principalmente na questão dos maus tratos e agressões, ou qualquer outro tipo de violência, pois às vezes as pessoas até sabem de algo que esteja acontecendo com um parente, ou vizinho, mas deixam de denunciar por não saber onde fazer isso ou até mesmo por medo de se comprometer”, comentou Nunes.

“No caso do nosso plantão a pessoa não precisar temer. Nós garantimos o sigilo e o anonimato, não é preciso ter receio”, garantiu Nunes.

A procura pode ser feita pessoalmente pelas pessoas da terceira idade, por familiares, ou qualquer munícipe que queira informações sobre os direitos dos idosos. Os esclarecimentos podem ser feitos pessoalmente ou por telefone.

“Vale ressaltar sempre que em caso de denúncias sobre maus tratos aos idosos ou descumprimento de qualquer lei, a pessoa não precisa se identificar. A denúncia será registrada e o Conselho irá averiguar a veracidade do fato relatado. Caso a denúncia seja confirmada, o Conselho tomará as medidas cabíveis de acordo com a situação”, afirmou o presidente do conselho.

“Caso a denúncia seja urgente, e ocorra em dia fora do plantão, as pessoas podem ligar no meu próprio telefone, pois me comprometo a averiguar o fato”.

Serviço:

Plantão de Atendimento ao Idoso

Local: Sasc – Rua Nain Eid 52, Jardim Ipê (antiga sede dos Bombeiros)

Horário: Todas as terças-feiras, das 13h30 às 16h

Telefone: 3652.4603