18 OUT 2013
Imagens de Nossa Senhora e São Francisco estão expostas em Penápolis

A Prefeitura de Penápolis através da Secretaria Municipal de Cultura realiza durante todo o mês de outubro duas exposições de imagens religiosas. A exposição “Marias do Brasil” acontece no Museu de Folclore e a exposição “São Francisco de Assis”, na Sala Cora Coralina. As exposições fazem parte da programação comemorativa ao mês de aniversário da cidade e estarão abertas ao público até dia 31 de outubro. A visitação é gratuita.

A exposição de “São Francisco de Assis”, santo protetor dos animais e padroeiro de Penápolis, conta com um acervo de aproximadamente 40 imagens de artistas plásticos e artesãos locais e de outras regiões do Brasil. A exposição do santo acontece na Sala Cora Coralina, anexa à Biblioteca Municipal, localizada na Praça 9 de Julho, fundos. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 16h.

No mesmo período, também ocorre a exposição “Marias do Brasil”, com imagens de Nossa Senhora, no anfiteatro do Museu de Folclore. Para os devotos de Nossa Senhora ou apreciadores de artes plásticas, a exposição possui 20 imagens da santa, feitas por artesãos de várias cidades do país e com variedade em tamanhos de imagens e nos tipos de materiais utilizados como cerâmica; barbante; bucha; pedra pome e madeira. O Museu do Folclore fica localizado na Praça 9 de Julho e o horário de visitação é das 9h às 11h e das 13h às 16h.

O acervo de figuras religiosas é do próprio Museu de Folclore e também do Museu de São Francisco (que atualmente integra a reserva técnica do Museu do Sol).

Visitação

As exposições “Marias do Brasil” e “São Francisco” estão abertas a visitação de 01 a 31 de outubro. Até o momento, as duas exposições já receberam cerca de 300 visitantes entre grupos escolares e público espontâneo interessados em conhecer o trabalho de artistas plásticos e artesãos brasileiros.

Todas as visitas são acompanhadas pelo monitor do Museu de Folclore, Gilson Moreno Soares Azenha, com explanação cultural e artística de todos os ambientes do Museu e principalmente da área onde acontece as exposições religiosas.

Além das escolas de Penápolis, também visitaram as exposições grupos escolares de outras cidades da região, como Lins, Promissão e Clementina.

As escolas e demais grupos interessados que queiram agendar visitas monitoradas para as duas exposições “Marias do Brasil” e “São Francisco”, devem ligar no telefone (18). 3652-7715, no Museu do Folclore.