Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
10 NOV 2013
Prefeitura deverá zerar demanda de creche até 2014

Previsão é de que a construção de novas unidades e a ampliação de outras creches já existentes gere 300 novas vagas

Desde o início do atual governo municipal, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis vem investindo na construção de novas creches, melhorias e ampliações das já existentes com o objetivo de zerar a demanda de alunos que aguardam vagas nessas unidades, chamadas Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal).

De acordo com o prefeito Célio de Oliveira e o secretário municipal de Educação, professor José Carlos Pansonato Alves, o Zequinha, que atuam lado a lado neste processo pela melhoria constante do sistema, a preocupação não é somente com o espaço físico, mas também com a garantia da qualidade do atendimento às crianças e melhores condições de trabalho às educadoras e demais funcionários das creches.

Segundo dados da Secretaria de Educação, atualmente, existe uma demanda de aproximadamente 200 crianças que aguardam vagas nas creches.

“Nossa previsão é de que até o final do ano que vem, com as construções de novas unidades e as ampliações já previstas de outras creches em funcionamento, sejam criadas aproximadamente 300 novas vagas. Portanto isso deve zerar a demanda, sendo possível inclusive termos oferta de vagas”, comentou o prefeito.

Ceim Branca de Neve

Dentre as vagas que serão criadas até 2014, o secretário de Educação Zequinha citou a ampliação do Ceim Branca de Neve, na Cidade Jardim, que passará a atender 100 crianças, aumentando 40 vagas. Essa unidade deverá reiniciar o atendimento aos alunos em aproximadamente 15 dias.

“As obras já estão sendo finalizadas, e na semana que vem o Ceim deverá passar por uma limpeza geral para poder acomodar o mobiliário e equipamentos, visando o reinício imediato das atividades. As crianças serão recebidas de volta com muito carinho e entusiasmo, numa unidade nova, adaptada e confortável”, comentou o secretário de Educação.

O antigo prédio do Ceim “Branca de Neve”, foi completamente demolido, e no mesmo local foi construída uma nova unidade escolar, com projeto especialmente desenvolvido para crianças, e com investimentos de aproximadamente R$ 800 mil. Os recursos investidos são próprios da Secretaria de Educação.

O terreno onde o Ceim Branca de Neve foi reconstruído possui área de 1.922 metros quadrados e fica localizado na Rua Roberto Sabino, 636. A área da nova construção é de 805,42 metros quadrados, além dos 131 metros quadrados já existentes (onde atualmente funciona a Emei Cidade Jardim), totalizando uma área de quase 1.000 metros quadrados de construção.

A empresa vencedora da licitação foi a T.N. Oka Construtora Ltda, responsável por executar a obra através de empreita global.

Estrutura

O novo Ceim “Branca de Neve” tem salas de Berçário I, II e III com fácil acesso aos sanitários para as crianças, fraldário e também varanda e solários. Há ainda salas para Maternal I e II, Jardim e Pré, além de 2 playgrounds, grande pátio coberto e área para refeitório.

A unidade também é dotada de sala dos professores, almoxarifado, sala de administração, cozinha, dispensa, lactário (cozinha pequena utilizada para preparação do leite dos bebês), lavanderia, área de serviço e sanitários masculinos e femininos para os funcionários e visitantes, todos com acessibilidade.

Enquanto as obras foram realizadas as crianças foram atendidas provisoriamente em um imóvel alugado no mesmo bairro.