Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
21 NOV 2013
Ruas de Penápolis ganham nova sinalização de solo

Serviço é realizado no período noturno para não atrapalhar o trânsito durante o dia

A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana iniciou na terça-feira, 19, a execução de sinalização horizontal de trânsito em diversas ruas e avenidas da cidade. A pintura de solo será reforçada nas vias onde já existe a sinalização, bem como nas novas a existir.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito, coronel Daniel Rodrigueiro, serão beneficiados os principais pontos da cidade, especialmente as vias com maior tráfego de veículos, com o objetivo de ordenar o trânsito nesses locais.

Para a execução da sinalização de solo, a Prefeitura contratou a empresa Sinarota Sinalizações Ltda, de Cascavel – PR, vencedora da licitação, que deverá fornecer todos os materiais, equipamentos e mão-de-obra necessários aos serviços.

Vale destacar que os serviços serão realizados no período noturno ou domingos e feriados, para que não ocorra interferência na fluidez do tráfego em algumas áreas da cidade.

Dentre os serviços de sinalização horizontal de trânsito estão: Faixas de Travessia de Pedestre; Faixas de Retenções; Linhas Contínuas; Linhas Seccionadas; Linhas de Bordo; Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade; Marcação de Área de Conflito; Setas Direcionais; Símbolos; Lombadas e Legendas.

A sinalização de solo nas ruas de Penápolis irá utilizar aproximadamente 4 mil metros quadrados de tinta nas cores branca, amarela e preta em resina acrílica mecânica e aplicação de 100 quilos de micro esferas. O investimento será de R$46.290,00 com recursos próprios da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Semáforos

O secretário de Trânsito, Daniel Rodrigueiro, informou ainda que todos os semáforos também vão receber a sinalização dos bolsões para motos e bicicletas, a exemplo do semáforo instalado no cruzamento da Rua do Pereirinha com a Irmãos Buranello, que tem recebido bastante elogios por parte da população. O bolsão é uma faixa exclusiva para motos e bicicletas que fica entre a faixa de travessia de pedestres e a faixa de retenção para os demais veículos; ele garante a segurança dos ciclistas e motociclistas que saem na frente dos demais veículos no sinal verde.

Segundo comentou o secretário, a sinalização de solo é realizada em trabalho paralelo com a Secretaria de Obras, pois algumas vias beneficiadas passam por recape asfáltico e portanto, a pintura de solo será executada após recapeamento, evitando desperdício de material.

De acordo com o contrato, o serviço deverá ser executado no prazo máximo de 90 dias, porém, a expetativa da Administração Municipal é que a empresa contratada termine o serviço em 30 dias. “Nossa intenção é que a ruas da cidade estejam devidamente sinalizadas para as festas do final de ano, quando aumenta o tráfego de veículos no período noturno para as compras de Natal e também quando a cidade recebe muitos visitantes”, concluiu o secretário Daniel Rodrigueiro.