Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
23 NOV 2013
Sorteadas as 234 moradias do Residencial Gimenes

Mais de 4,4 mil famílias foram inscritas para participarem do sorteio público, que teve a presença do secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) sorteou nesta sexta-feira, 22, as 234 casas do Residencial Gimenes, construídas na Estrada Kemil Rahal, próximo ao Residencial São Francisco. O sorteio público aconteceu em meio a muita emoção no Estádio Municipal Tenente Carriço, contando com a presença do secretário de Estado da Habitação, Sílvio Torres, do prefeito municipal Célio de Oliveira, deputado estadual Dilador Borges, vereadores, entre outras autoridades do município e região.

O estádio ficou repleto com a presença dos 4.482 inscritos e demais familiares e amigos, além de outras pessoas que também compareceram para acompanhar o sorteio, que foi todo coordenado por técnicos da CDHU, com todo apoio da Prefeitura e Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis).

Os próprios inscritos, ao chegarem no estádio, depositaram suas senhas nas urnas transparentes; alguns representantes do próprio público presente também foram escolhidos para acompanhar de perto o sorteio para fiscalizar/auditar. Além dos 234 contemplados, também foram sorteados os suplentes.

Segundo informou a CDHU, dos 4.482 inscritos, 90% possuem renda mensal entre um e três salários mínimos. Do total de imóveis oferecidos pela CDHU, 7% são destinados a pessoas com deficiência, 5% aos idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários.

As famílias que foram contempladas estão agora convocadas para a habilitação, no período de 28 de novembro a 04 de dezembro, na Prefeitura de Penápolis (avenida Marginal Maria Chica, nº 1.400, Centro). Na ocasião, deverão comparecer e comprovar os requisitos exigidos para participar do programa.

Para ter direito a uma das casas é preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, não possuir imóveis ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais. Além disso, é preciso comprovar ser morador de Penápolis há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha na cidade no mínimo pelo mesmo período.

A CDHU está investindo R$ 23,6 milhões no empreendimento, que está sendo erguido em parceria com a prefeitura. As casas terão dois e três dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com 56,67 m² e 66 m² de área construída, respectivamente. Os imóveis serão entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, teto mais alto e muro de divisa entre os lotes. O conjunto contará com total infraestrutura urbana.

O prazo para quitar o financiamento é de até 25 anos. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

Mais Oportunidades

O prefeito Célio de Oliveira comentou que desta vez eram mais de 4 mil pessoas participando do sorteio, porém só existiam no momento 234 casas, porém ele confortou aos que não foram contemplados destacando que a Administração Municipal vai continuar trabalhando pelas pessoas, principalmente as mais humildes.

“Conseguimos nesta sexta-feira mais 500 unidades da CDHU e do projeto Casa Paulista do Governo do Estado, e já temos outras 620 casas que estarão sendo construídas. São 310 que já começaram a ser feitas ao lado do próprio residencial Gimenes. Portanto, o importante é não perder a fé. Se não foi neste dia, um dia será. Que Deus possa abençoar a todas as famílias. E não percam a esperança”, declarou o prefeito Célio de Oliveira.