Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
26 NOV 2013
Penápolis realiza Semana de Mobilização Contra a Dengue

No dia 29 acontecerá o “Dia D” com diversas atividades no Nagibão, das 8h às 12h

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Vigilância Epidemiológica, realiza de 25 a 29 de novembro, a Semana Municipal de Mobiliação Contra a Dengue. Durante a semana, haverá a intensificação das ações de combate à dengue que são desenvolvidas durante todo o ano e grande participação das escolas que promovem atividades de conscientização com os alunos e comunidade. O “Dia D” será na sexta-feira, dia 29, com evento realizado no Ginásio de Esportes Prefeito Nagib Sabino, o “Nagibão”, das 8h às 12h, com diversas atrações e entrada franca.

Durante a Semana de Mobilização, os agentes de saneamento e agentes comunitários de saúde da Avape farão visita casa a casa para orientações gerais; remoção dos criadouros do mosquito da dengue, escovação dos recipientes para retirada dos ovos e bloqueio em áreas com suspeita de dengue.

As escolas municipais, estaduais e particulares também confirmaram parceria e vão desenvolver atividades de conscientização com os alunos, com confecção de cartazes, panfletos, passeata pelo bairro e pedágio. O Comitê de Combate à Dengue também se empenha para mobilizar e conscientizar vários segmentos da sociedade para a importância da prevenção da dengue.

Dia D

A encerramento da Semana será na sexta-feira, dia 29, quando também será realizado o “Dia D” de Combate à Dengue, com diversas atividades no Nagibão, das 8h às 12h. O evento é aberto a participação de toda a comunidade, especialmente de grupos escolares.

Haverá exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos nas escolas e equipamentos da Vigilância. A equipe do CEA – Centro de Educação Ambiental também ministrará oficinas de desenho, pintura, garrafas pet, papel reciclável e apresentação de teatro. A equipe de agente de saúde da Macro I apresentará uma esquete teatral sobre a dengue e ainda haverá interação com as crianças feita por voluntários.

Para a realização da Semana Municipal de Mobiliação Contra a Dengue a Secretaria de Saúde conta com os parceiros: Daep/CEA, Avape, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte, Secretaria de Comunicação, Diretoria de Ensino, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Comitê de Mobilização e Combate à Dengue.

Prevenção e sintomas

Vale ressaltar que a dengue é uma doença que pode levar à morte; e a única forma de prevenção é eliminando os criadouros do mosquito. “Ainda mais nesse período de calor e chuva, propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), as pessoas precisam ter consciência e eliminar os criadouros, mantendo sempre limpo o quintal de casa”, disse a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira.

Qualquer pessoa que apresentar febre alta, seguida de mais dois sintomas da dengue, como dor de cabeça, dor e vermelhidão no corpo, coceira, vômito e diarreia, deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para atendimento médico.