Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
29 NOV 2013
Penápolis ganha Centro de Educação de Jovens e Adultos e Prefeitura garante prédio

O município de Penápolis conseguiu recentemente mais uma importante conquista na área da Educação: o CEEJA – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, cuja criação no município foi autorizada pela Secretaria Estadual de Educação. Ao saber da nova conquista, o prefeito Célio de Oliveira atendeu a solicitação da Diretoria Regional de Ensino e destinou um imóvel para a instalação do CEEJA, garantindo assim, seu funcionamento para início de 2014.

O prédio cedido pela Prefeitura para a instalação da unidade fica localizado à avenida Santa Casa, 1595, Vila Planalto; onde funcionava o antigo PAS Jardim Planalto, desativado após a inauguração da Macro IV – Planalto-Pevi.

Para o prefeito Célio de Oliveira, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos é uma conquista muito importante para a população penapolense e também de toda região, que poderá voltar aos estudos. “A Diretoria de Ensino se empenhou bastante para trazer a Penápolis uma unidade do CEEJA e a Prefeitura vai contribuir com a destinação do imóvel, que garantirá seu funcionamento e atendimento aos alunos”, comentou o prefeito. O imóvel foi destinado sob regime de permissão de uso por 20 anos.

A dirigente regional de Ensino, Sueli Bonfietti, agradece ao prefeito Célio de Oliveira pela destinação do imóvel. “Sabemos que haviam outros pedidos para a utilização do prédio, porém, o prefeito Célio de Oliveira mostrou mais uma vez sua preocupação com a Educação e cedeu do imóvel para o CEEJA”, disse.

CEEJA

O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos é uma escola diferenciada, com funcionamento específico, destinado a alunos trabalhadores que não cursaram ou não concluíram as etapas da educação básica, correspondentes aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano) ou do Ensino Médio. O atendimento é individualizado a seus alunos, com presença flexível (pelo menos uma vez por semana) e com plantões de atendimento de segunda a sexta-feira, nos três turnos: manhã, tarde e noite; para que o aluno faça a opção de horário e do dia da semana que possa comparecer à escola.

De acordo com a diretora do Centro de Informações Educacionais da Diretoria de Ensino, Maria Rosângela Garcia de Mello, a implantação do CEEJA em Penápolis vai melhorar a qualidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos, melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município e principalmente facilitar o atendimento aos alunos, já que Penápolis tem um índice alto de evasão escolar.

Serão atendidos alunos de Penápolis e demais municípios da Diretoria de Ensino: Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí. Também serão atendidos os alunos dos municípios jurisdicionados às Diretorias de Ensino de Birigui e Araçatuba. Todos os prefeitos se colocaram a disposição para colaborar no transporte dos alunos interessados em estudar no CEEJA em Penápolis.