Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
08 DEZ 2013
Polo da Construção Civil formará mão de obra especializada

Os cursos inicialmente oferecidos serão assentador de pisos e azulejos, encanador e pedreiro

Outro importante projeto, cuja assinatura de convênio por parte do prefeito Célio de Oliveira ocorreu semana passada, é o Polo da Construção Civil. O mesmo receberá recursos de R$ 280 mil para sua implantação em Penápolis.

Trata-se de um projeto direcionado para a capacitação ou requalificação profissional. Os cursos desenvolvidos atendem a vários segmentos da construção civil e em comunidades carentes, possibilitando a formação para inclusão no mercado de trabalho. O mesmo se dá por meio do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), coordenado pela primeira dama do Estado, Dona Lú Alckmin.

Os cursos inicialmente oferecidos são: Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro. Pelo projeto, os cursos têm duração de 02 meses e são destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima.

Para os alunos destes cursos há laboratórios para aulas práticas com espaços que reproduzem os ambientes de trabalho e que, por meio de simulações, propiciam o desenvolvimento das técnicas peculiares a cada um deles. Entre os benefícios do projeto estão o fornecimento de material didático, uniforme, lanche, Auxílio Deslocamento e Bolsa Auxílio (para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego, nem benefício social).

Para a implantação em Penápolis o polo da Construção Civil terá a parceria do Fundo Social de Solidariedade local com o Instituto Municipal de Profissões. Em breve serão divulgadas à comunidade mais informações relacionadas a período de inscrições, entre outros aspectos do funcionamento do programa na cidade.