Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
22 DEZ 2013
Prefeitura instala defensa metálica no Ceim Caracol Sabido

O investimento visa proteger o prédio e dar segurança aos alunos e funcionários da unidade

Em um trabalho realizado em conjunto, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana instalaram na quinta-feira, 19, uma defensa metálica em torno do Centro de Educação Infantil Municipal – Ceim Caracol Sabido, mais conhecida como creche dos funcionários.

A unidade fica localizada no entrocamento da rua Maranhão com a avenida Antônio Veronese, formando uma rotatória. Por conta dessa exposição do prédio, os pais de alunos e funcionários do Ceim Caracol Sabido, solicitaram à Secretaria de Educação que fosse instalado algum equipamento de proteção da unidade.

Em atendimento ao pedido, o secretário de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o professor Zequinha, buscou a parceria da Secretaria de Trânsito para solucionar o problema e trazer segurança aos alunos e funcionários do Ceim. O secretário de Trânsito, coronel Daniel Rodrigueiro, estudou o local e após diversas observações contatou que a melhor medida para a proteção da escola seria a instalação da defensa metálica, também conhecida como guard rail.

A defensa metálica foi instalada na faixa de serviço da calçada, próxima à guia de sarjeta, com aproximadamente 80 centímetros de altura do solo. Ao todo foram 112 metros de defensa metálica no perímetro do Ceim Caracol Sabido, com três vãos de passagem, deixando livre a entrada principal e duas passagens na lateral. O investimento foi de R$18.500,00 com recursos da Secretaria de Trânsito.

De acordo com o coronel Daniel Rodrigueiro, a defensa metálica consegue segurar um carro em velocidade de até 120 quilômetros por hora numa rodovia. “No perímetro urbano não é permitido essa velocidade, ainda mais em um local com rotatória próxima, por isso, o guard rail conseguirá proteger a unidade tranquilamente”, avaliou o secretário de Trânsito. Nos próximos dias, o local receberá ainda sinalização refletiva.

O secretário de Educação, professor Zequinha, destaca que a instalação da defensa metálica é mais uma ação que visa dar segurança e melhor atendimento aos alunos. “Vale lembrar que a defensa metálica foi instalada no primeiro dia de férias, quando as crianças não estavam na unidade, evitando riscos de acidentes. E quando as aulas forem retomadas em 2014, a unidade já estará protegida”, comentou o secretário de Educação. O Ceim Caracol Sabido atende cerca de 60 crianças entre 4 meses e 3 anos de idade, em período integral.

O professor Zequinha ainda adiantou que a Secretaria de Educação estuda a colocação de defensa metálica na Emei Jardim Brasília, que também fica localizada em uma rotatória.