Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
13 FEV 2014
Livrônibus retorna em março com mais Estações de Leitura

Veículo passou por reformas de funilaria e mecânica e está em fase final de pintura

A Secretaria Municipal de Educação informa que a partir do próximo mês de março, o Livrônibus voltará a circular pelos bairros, atendendo toda a comunidade, em especial as crianças e estudantes. Para este ano, estão previstas novidades, como por exemplo, a ampliação do número de Estações de Leitura, local onde o ônibus fica estacionado para atendimento da comunidade. O número de Estações mais que dobrou em 2014.

O Livrônibus é uma biblioteca móvel, um ônibus adaptado que ao invés de ter bancos para passageiros, possui pufs e estantes de livros repletas de títulos infantis, juvenis, romances, revistas, jornais. Ele percorre os bairros da cidade, ficando estacionado a cada dia em uma Estação de Leitura, sempre em frente às escolas. O Livrônibus é destinado para todas as pessoas que desejam embarcar na viagem pela leitura. Basta subir a bordo e abrir o primeiro livro.

Além do empréstimo de livros à comunidade, o Livrônibus também oferece outras atividades, tais como: agendamento das escolas para visitação; contação de histórias; realização de oficinas artísticas, teatrais e musicais, sempre com foco no incentivo à leitura.

A Secretaria de Educação já contratou a empresa especializada em prestação de serviços de arte-educação para desenvolver as atividades do Livrônibus durante o ano de 2014. A licitação foi realizada em dezembro do ano passado. A empresa possui duas pessoas aptas para o desenvolvimento de atividades, sendo uma delas com licenciatura na área da Educação; e ainda um motorista que fará o translado do Livrônibus até as Estações de Leitura.

Pintura

De acordo com o secretário municipal de Educação, José Carlos Pansonato Alves, o Zequinha, o veículo passou por grande reforma de funilaria e mecânica, sendo que atualmente está em fase final de pintura personalizada. “Para este ano o Livrônibus terá um novo visual, com pintura personalizada, que remete ao folclore brasileiro, feita com tinta automotiva e portanto, com maior durabilidade”, comentou o secretário.

Além da reforma do veículo, a Secretaria de Educação também investiu na aquisição de novo aparelho de climatização para o Livrônibus.

Os livros que farão parte do acervo também estão sendo separados e catalogados pela empresa vencedora da licitação em um trabalho conjunto com a Biblioteca Municipal.

Estações de Leitura

Para o atendimento neste ano, a Secretaria de Educação aumentou de 4 para 10 o número de Estações de Leitura, ou seja, ampliou o acesso da população, abrangendo os bairros e adjacências de todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. O Livrônibus ficará estacionado em frente às Emefs e atenderá cada unidade quinzenalmente. O horário de atendimento ao público nas Estações de Leitura será das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Confira: Estação Vila Fátima (Emef Marcos Trench); Estação Haroldo Camilo (CEU Montaha Gibara Ayub); Estação Sílvia Covas (CEU Darcy Apª Buranelo Marin); Estação Jardim Eldorado (Emef Marilena Cipriano); Estação Vila América (Emef Casa da Amizade); Estação Jardim Tóquio (Emef Mário Sabino); Estação Cidade Jardim (CEU Harume Kubota); Estação Jardim Del Rey (Emef Armelindo Artioli); Estação Monreal (Emef Joana Helena) e Estação Pevi (Emef Elza Nadai).