Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
14 FEV 2014
Campanha da Sicredi reforça coleta seletiva do óleo de cozinha em Penápolis

Iniciativa irá premiar as escolas e as turmas que mais arrecadarem o produto durante a campanha

Com o objetivo de preservar o meio ambiente e colaborar com o trabalho realizado pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penáplis), a Sicredi Penápolis promove a “Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado”, com a participação dos alunos das escolas de ensino fundamental.

O lançamento da campanha será na próxima segunda-feira, 17, às 9h, no CEA – Centro de Educação Ambiental, do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), que fica na rua Altino Vaz de Mello, 3.200 . Haverá a participação dos gestores escolares que serão orientados sobre os procedimentos da campanha, realizada em parceria pelo Sicredi, Daep, CEA e Corpe. Para o lançamento do projeto, estão convidados todos os diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental.

A “Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado” visa mobilizar os alunos para o descarte correto do óleo de cozinha, e assim, conscientizar as crianças e consequentemente os pais e a comunidade em geral. As escolas e as salas que mais arrecadarem o produto, receberão prêmios como incetivo.

A equipe do CEA irá ministrar palestras nas escolas sobre os impactos causados pelo óleo de cozinha quando descartado no meio ambiente ou na rede de esgoto (pelo ralo da pia).

Cada escola será responsável por recolher o óleo de cozinha trazido pelos alunos em garrafas pets. A quantidade de litros de óleo arrecadada por sala deverá ser anotada para a pontuação que definirá as escolas e turmas vencedoras.

Arrecadação

O Daep ficará responsável por recolher o óleo das escolas. A renda obtida com a venda do produto será destinada à Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), cujos cooperados são todos de famílias carentes, de baixa renda.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a Corpe já teve uma arrecadação mensal de 1.000 litros de óleo de cozinha usado, entretanto, esse número caiu para 500 litros mensais. “Isso prova que o potencial do município é de uso bem maior do que o coletado pela Corpe. Por isso a importância dessa campanha de arrecadação, que também irá conscientizar a comunidade sobre o descarte correto do óleo de cozinha, utilizado nas residências, bares e restaurantes”, comentou Sílvia Shinkai.

Premiação

A campanha será realizada durante o primeiro semestre de 2014, e a premiação das escolas vencedoras acontecerá no mês de setembro. Entretanto, o projeto poderá ter continuidade nas escolas interessadas.

A premiação das escolas que mais arrecadarem será da seguinte forma: 1º lugar - 1 TV LED 32”; 2º lugar – R$600; e 3º lugar – R$400 (em livros para biblioteca da escola e materiais esportivos).

A sala que mais arrecadar por escola, também ganhará uma foto profissional da turma em quadro e digital para compartilharem. As três turmas que mais arrecadarem no geral das escolas, receberão squeezes ecológicos para cada aluno. Todas as escolas participantes também receberão um certificado de escola sustentável.

A campanha premiará ainda a escola ganhadora com o projeto “Brincar e Reciclar é só Começar”, em parceria com o Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Um projeto que trabalha de forma lúdica conceitos de preservação utilizando espetáculos teatrais e oficinas de educação ambiental.

A Sicredi Penápolis contou com apoio de quatro empresas associadas que patrocinaram a premiação: Baurular, Recipen, Pemad – Tratamento de Madeiras e Belan Games.