Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
16 FEV 2014
Prefeitura obtém apoio do Governo na aquisição de área para mais casas populares

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, esteve na última semana em São Paulo, na Secretaria de Estado da Habitação, onde manteve encontro com o titular da pasta, o secretário Sílvio Torres. Na oportunidade, o prefeito assinou o Termo de Cooperação entre o Governo de São Paulo e a Prefeitura de Penápolis para viabilização de um programa de visa apoiar o município na aquisição de áreas para construção de casas populares via CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), destinadas à população de baixa renda.

Segundo explicou o prefeito, 200 novas moradias já estão asseguradas pela Secretaria de Estado da Habitação, tanto é que Penápolis receberá recursos da ordem de R$ 400 mil (R$ 2 mil por unidade habitacional) para auxiliar a Prefeitura na compra de uma área onde o residencial deverá ser construído.

“As futuras casas deverão ser erguidas em uma área de aproximadamente 3,5 alqueires. Já estamos procurando, analisando essas áreas e em breve estaremos acertando tudo para que a construção seja iniciada o quanto antes”, comentou Célio.

“Me preocupo muito com essa questão das moradias, pois recebo diariamente a população em meu gabinete na prefeitura, e sempre ouço histórias de dificuldades relacionadas ao pagamento do aluguel. Só mesmo quem não tem uma casa própria para morar é que sabe o quanto é difícil ter que desembolsar todo mês uma quantia significativa do salário, que às vezes a pessoas nem dispõe no momento”, constatou.

“Existem pessoas que tem dificuldades na família, com deficientes, idosos acamados ou doentes, que fazem uso de medicamentos, de fraldas, enfim, o dinheiro do aluguel faz muita falta. É para essas pessoas que precisamos trazer a oportunidade de conquista da casa própria”, afirmou Célio.

O prefeito destacou que este incentivo do Governo do Estado, em apoiar financeiramente a aquisição de áreas para construção, é de extrema importância para o município, e que a Secretaria da Habitação, através do secretário Sílvio Torres, tem sido uma grande parceira.

“Com certeza, com a ajuda do Governo de São Paulo, nós conseguiremos obter êxito em nosso propósito de chegar, até o final do nosso mandato, com a geração de aproximadamente 1.500 novas habitações populares, entre conquistas do nosso governo e obras iniciadas em outra gestão que demos prosseguimento e finalizamos nesta gestão”, falou o prefeito.

Programa de Melhorias

Outro assunto tratado pelo prefeito Célio na Secretaria de Estado da Habitação foi a agilização na liberação dos recursos do PEM (Programa Especial de Melhorias Habitacionais e Urbanas). O mesmo visa garantir melhores condições de vida à população de baixa renda, moradora de conjuntos habitacionais de interesse social.

O PEM promove a implantação de infraestrutura, implantação de equipamentos coletivos, melhorias habitacionais por meio de reforma e ampliações. No caso de Penápolis, Célio revelou que já foram autorizados R$ 200 mil, no entanto o dinheiro ainda não foi liberado.

“Solicitamos o apoio do secretário Sílvio Torres para a agilização na liberação deste dinheiro para poder investir na cidade. Há projetos para os bairros Jardim Pevi e Sílvia Covas”, contou Célio de Oliveira.

“No Jardim Pevi teremos a reforma da quadra poliesportiva, melhorando as condições de utilização para os nossos jovens, e no Sílvia Covas, além de também haver reforma da quadra poliesportiva, também teremos o recapeamento das ruas, que encontram-se bastante deterioradas, e por isso necessitando urgentemente de reparos para melhoria e segurança do tráfego”, afirmou o prefeito Penápolis.