Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
07 MAR 2014
Limpeza: Novo Ecoponto está em construção na Cidade Jardim

Investimento é de quase R$ 35 mil. Previsão para término da obra é de aproximadamente 90 dias

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) deu início à construção de uma nova unidade de Ecoponto na cidade. Trata-se do bairro Cidade Jardim, cuja localização fica na avenida Sargento Moura. As obras tiveram início há cerca de 10 dias, e encontram-se em fase de nivelamento do terreno e construção de um muro de arrimo.

De acordo com informações da presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira, a obra está sendo realizada com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, que está responsável pela execução do trabalho.

“Infelizmente já foram abertas duas licitações para contratação de uma empresa visando a construção deste Ecoponto, sendo uma em 2012 e outra em 2013, mas não houve interessados. Desta forma o trabalho está agora sendo efetuado pela Secretaria Municipal de Obras, que mesmo em meio às suas muitas atribuições está colaborando nesta causa”, comentou Sílvia.

Ainda de acordo com a presidente, o terreno do novo Ecoponto mede 1.765 metros quadrados. O local receberá cinco caçambas para o depósito de entulhos e terá também uma guarita, além de um depósito com 23 metros quadrados, construídos em alvenaria. “Teremos também uma entrada principal, e o espaço será todo cercado por um alambrado”, completou Shinkai.

De acordo com ela, a previsão para o término da obra é 90 dias. Para esta obra o Daep está investindo recursos próprios da ordem de R$ 34.415,64. O Ecoponto Cidade Jardim vai atender a demanda dos bairros: Cidade Jardim, Jardim do Lago I, II, III, IV e V.

Descarte

Atualmente, Penápolis possui quatro Ecopontos que foram criados para receber entulho de pequenos reparos em construções e podas de galhos de árvores e limpeza de jardins. Para quantidades maiores de entulho, existe uma área própria ao lado da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos. Não é permitido depósito de lixo doméstico e reciclável nos Ecopontos.

Em caso de animais mortos, o contribuinte deve ligar para o 0800-170-195 que o DAEP – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis recolhe o animal com um veículo apropriado e dá a destinação correta no Aterro Sanitário.

Segundo a diretora presidente do Daep, quem jogar lixo em lugar impróprio está sujeito à multa.

“O trabalho de fiscalização e orientação já foi intensificado para solucionar esse problema, pois ainda existem vários pontos impróprios que detectamos o descarte de lixo”, destacou Sílvia.

“É importante jogar o lixo no local correto e respeitar o meio ambiente para manter nossa cidade limpa, mais bonita e agradável para se viver. Não adianta criticar e deixar de colaborar. É preciso contribuir”, frisou ela.

Os Ecopontos funcionam todos os dias, das 07h às 19h, inclusive finais de semana e feriados. Confira os endereços: Jardim Pevi - rua Elpídio Ribeiro 400; Jardim Tropical - rua Matias Martins Garcia 739; Jardim Del Rey - avenida Avelino Bilche Filho 1.190; Parque Industrial - rua Francisco Colnaghi 850.