Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
07 MAR 2014
Saúde tem programação especial ao “Dia da Mulher” nas unidades básicas

Neste próximo sábado, dia 08 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, e lembrar a importância da saúde preventiva das mulheres para manutenção da qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis programou algumas atividades especiais em alusão à data. Trata-se da Semana da Mulher na Unidades Básicas de Saúde.

As primeiras atividades pertinentes à programação começam hoje, 07. Logo cedo, às 07h30, acontece um café da manhã especial na unidade do bairro Tropical, e à tarde, um lanche para as mulheres da Macro de Saúde I, localizada no Jardim Eldorado, popular Mutirão.

Segundo explicou o enfermeiro Vander Caferro, coordenador da programação, na unidade do bairro Tropical, além do café da manhã serão exibidos vídeos educativos às mulheres presentes orientando sobre importantes temas, como hipertensão, diabetes e violência doméstica. “Após a exibição dos vídeos, acontecerá um bate papo com a coordenação da enfermeira Maria Santino, que mediará uma troca de experiência entre as usuárias da unidade”, comentou.

“Já na Macro de Saúde I será realizado uma espécie de café da tarde, das 14h às 17h. Durante este intervalo de tempo aproveitaremos para proferir uma palestra. A mesma ficará a cargo da enfermeira Elizabete Videira. O tema a ser abordado é Saúde da Mulher. Também acontecerá sorteio de vários brindes”, contou Vander.

Já no dia 11 de março está programada uma atividade com as mulheres usuárias da unidade básica do Jardim Tóquio. Neste dia, a partir das 17h, acontecerá um atendimento especializado com a médica ginecologista Ana Paula. Na oportunidade serão realizados ainda os testes de HIV pelo método rápido, com apoio da equipe do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Após haverá café da tarde para as mulheres presentes.

“Neste dia 11, no bairro Tóquio, após o café da tarde também teremos uma roda de conversa com a enfermeira Fabiana Fernandes, que vai para tirar dúvidas das pacientes presentes acerca de qualquer questão envolvendo a saúde da mulher”, completou o enfermeiro Vander Caferro.

Para o dia 12 de março está prevista uma atividade na unidade básica de saúde do bairro Sílvia Covas. Da mesma forma que nos outros locais onde foram programadas ações no período da manhã, haverá um café especial para a as mulheres presentes, e após acontecerá uma palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista Adriana Beletti. Serão abordados vários aspectos da alimentação, desde os cuidados em dietas restritivas, como por exemplo diabéticos, hipertensos, obesos, entre outros, até a importância de ingerir alimentos de forma equilibrada para garantir bom crescimento e nutrição nas várias fases da vida.

“Agradeço a todos que estão colaborando para a realização desta Semana da Mulher. Obrigado às enfermeiras Elizabete Videira, Lílian Iceri, Ligia de Falchi, Fabiana Fernandes, Maria Santino e todos os agentes comunitários de saúde das unidades, além dos demais funcionários. Agradeço também a direção da Secretaria Municipal de Saúde e ao Cisa pelo apoio”, finalizou o enfermeiro Vander.