Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
12 MAR 2014
Integrantes da Corpe participam de projeto de Educação Ambiental

No último mês de fevereiro o Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) iniciou um Projeto de Educação Ambiental na Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). O projeto tem como tema a destinação dos resíduos sólidos e visa valorizar o papel da cooperativa e estimular seus integrantes para a prática do importante trabalho que realizam na sociedade.

O projeto será coordenado pela equipe do CEA – o Centro de Educação Ambiental do Daep – e terá encontros mensais na cooperativa. Nestas ocasiões, serão realizadas com os cooperados diversas dinâmicas de grupos, bate papos, apresentação de vídeos, visitas ao sistema de saneamento ambiental desenvolvido pelo Daep, e também visitas a outras cooperativas na região. Este tipo de ação proporcionará a troca de experiências entre os cooperados locais e de outros municípios.

“A Corpe é um projeto inovador em relação à coleta seletiva, e que é de extrema importância para o meio ambiente, sendo referência para outros municípios, países e toda a rede escolar que visita o local. Por isso precisamos valorizar e incentivar sempre a atividade”, avaliou a presidente do Daep, Sílvia Shinkai de Oliveira.

“Nossa intenção, com esse Projeto de Educação Ambiental é conscientizar todos os cooperados a respeito das mudanças significativas que o trabalho da Corpe proporciona na vida pessoal, social e ambiental deles próprios”, acrescentou ela.

O tema resíduos sólidos faz parte do Projeto “A cidade que queremos”, lançado em fevereiro pelo Daep, e será estendido ao comércio, empresas, escolas e comunidade em geral.

“Cada cidadão tem o direito e o dever de colaborar com a limpeza de nossa cidade. É preciso separar, coletar, reaproveitar o lixo ou reciclar antes de definitivamente descartá-lo”, concluiu a presidente do Daep.