Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 ABR 2014
Projeto “Revitalizar Aparecida” busca resgate da praça para comunidade

Desde o último dia 21 de março a Prefeitura de Penápolis está desenvolvendo, com o apoio de diversos setores da sociedade local, o Projeto “Revitalizar Aparecida”. Trata-se de uma iniciativa que tem a finalidade de resgatar e tornar segura a Praça da Vila Aparecida, devolvendo aquele logradouro para utilização da comunidade. A meta é por fim às reclamações de moradores da região, geradas pela presença de pessoas desocupadas, usuárias de álcool e outras drogas, e ao mesmo tempo encaminhar essas pessoas para recuperação e reencontro com o convício social e uma vida produtiva.

A intensificação das ações está programada para um período de 40 dias, em que serão concentrados esforços nas abordagens dessas pessoas desocupadas, seus familiares e moradores vizinhos da praça.

A Prefeitura e demais órgãos envolvidos estão também centralizando forças para revitalizar a praça através de serviços de zeladoria no ambiente, com melhoria na iluminação, limpeza e paisagismo, criando ainda uma interface com a Igreja no sentido de buscar na religião o apoio espiritual para os moradores e pessoas que hoje se ocupam do lugar inadequadamente. Também haverá, a partir de hoje (01), uma programação diária de atividades na praça, para participação da população.

Uma reunião para tratar do assunto já foi realizada na semana passada, com a presença de moradores do bairro e adjacências e representantes da Administração Municipal (Secretarias de Planejamento, Governo, Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Agricultura, Obras) e outros órgãos, como a Polícia Militar e o SOS (Serviço de Obras Sociais). O encontro foi no salão de festas da igreja Nossa Senhora Aparecida.

A coordenação dos trabalhos está a cargo do secretário interino de Planejamento, Daniel Rodrigueiro. Segundo ele, a reunião foi bastante proveitosa, e a comunidade se mostrou receptiva ao projeto, disposta a fazer a sua parte para colaborar.

“Atualmente a Praça da Vila Aparecida é a mais frequentada por pessoas desocupadas, principalmente homens produtos de mazelas sociais e viciados em álcool e outras drogas. Por esta razão a Secretaria de Planejamento, com o apoio das demais secretarias e órgãos do Estado, está desenvolvendo o projeto Revitalizar. Sua previsão, na fase inicial, é até 30 de abril. Depois disso estaremos avaliando os resultados, pontos fortes e fracos, e definindo suas próximas etapas”, explicou Daniel Rodrigueiro.

“Precisamos diminuir a vulnerabilidade social e devolver a tranquilidade, a salubridade e a segurança no ambiente”, afirmou. “Quem passar por lá hoje já pode notar as mudanças efetivadas naquela área”.

Parceria

Paralelamente a todas as ações, a Secretaria Municipal de Assistência Social e o SOS, deverão neste projeto promover parcerias com a iniciativa privada no sentido de buscar trabalho, conforme as capacidades individuais dos citados desocupados da praça, além de dar condições para possível recebimento de um Benefício de Prestação Continuada e efetivação do Cadastro Único da Assistência Social.

“Os organismos de assistência também ficarão incumbidos de buscar capacitação junto ao Instituto Municipal de Profissões para esses desocupados; cadastrar todas essas pessoas e contatar os seus familiares e origens; realizar interface com os moradores vizinhos no sentido de orientar a não fornecer alimentos, água ou qualquer tipo de apoio, pois isso facilita a vida de ócio e fomenta o desejo de continuar nas ruas. Para este tipo de ajuda queremos que eles se direcionem aos serviços de apoio existentes na cidade, como o SOS, por exemplo, que oferece banho e refeição”, comentou Daniel. “Outra ação será a realização de uma campanha para evitar esmolas”.

No setor da Saúde, estão previstas abordagens individuais para diagnosticar eventuais problemas de saúde e redirecionamento aos Postos de Saúde. O setor de Obras deverá promover a substituição de lâmpadas queimadas e quebradas nos postes com frequência, além de efetuar ação fiscal contra a presença de animais de grande porte pastando pelo local.

O Daep (Departamento de Água e Esgoto) também deve intensificar a limpeza e varrição da praça, ao mesmo tempo em que a Secretaria de Agricultura está cuidando da poda preventiva e ornamental de galhos de árvores e arbustos, e a jardinagem nos canteiros. Pelo projeto, a Polícia Militar se responsabilizará pelo policiamento preventivo no local, fornecendo o devido apoio, quando solicitada.

Esporte e Cultura

Para que a praça seja rapidamente devolvida à comunidade, começam a partir de hoje uma série de atividades de esporte e cultura no local, gratuitas, das quais toda população está convidada a participar. A intensão é movimentar o local aos finais de tarde, com ações que envolvam lazer, diversão e entretenimento, sempre das 17h às 19h.

De acordo com a programação, nesta terça, quinta e sexta-feiras (dias 01, 03 e 04) tem alongamento, ginástica laboral, caminhada e jogos recreativos destinados a pessoas de ambos o0s sexos e todas as idades.

Na quarta-feira (02) acontecerá uma Rua de Lazer, com jogos de damas, xadrez, ping pong, perna de pau, futebol de golzinho, entre outras práticas esportivas e de lazer. Na programação de hoje (terça) também tem apresentações de violeiros, apresentações com perna de pau e palhaços para a criançada.

“A cada semana será uma programação até o final desta primeira fase do projeto”, concluiu o secretário Rodrigueiro.