Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
04 ABR 2014
Representante do Ministério do Meio Ambiente visita o Daep

A Coordenadora Nacional da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) e Gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cláudia Almeida, esteve em visita à cidade no último dia 18, para conhecer o sistema de desidratação de lodo da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A técnica do Ministério do Meio Ambiente também aproveitou para visitar o Centro de Educação Ambiental do Daep, e a Estação de Captação de Água.

Ana Cláudia Almeida considerou sensacional o trabalho desenvolvido pelo Centro de Educação Ambiental. “Fiquei impressionada com a quantidade de atividades voltadas ao meio ambiente com pouca gente para desenvolver. Não é comum esse tipo de trabalho. Seria ótimo que houvesse em todo lugar mas não é a realidade, infelizmente”, disse Ana.

Em relação ao sistema de desidratação do lodo da ETA, ela destacou sua importância e o impacto ambiental causado ao se evitar que o resíduo retorne ao rio. “Isso agrega muito valor ao projeto. Fiquei encantada com o trabalho realizado aqui”, comentou.

A diretora presidente do Daep, Sílvia Shinkai, explicou que o objetivo do projeto de desidratação do lodo é trabalhar a fase sólida da ETA, com rejeitos de filtros e decantadores, para permanecer em conformidade com as normas e dispositivos legais, além de eliminar a perda de água que ocorria com a lavagem tanto dos filtros como dos decantadores.

“O sistema de desidratação do lodo da ETA contribui com a preservação dos recursos hídricos de forma quantitativa, pois com o reaproveitamento da água tratada, houve diminuição do desperdício da água consumida na ETA. São cerca de 16 mil metros cúbicos em média, o que atualmente corresponde ao consumo do município em um dia”, comentou a presidente.

“Desta forma, o empreendimento reduz o volume dos lodos de decantadores da ETA por meio de Leito de Drenagem, recupera a água drenada e a água da lavagem dos filtros, além de adequar a parte sólida para melhores condições de manejo, transporte e destinação final”, descreveu ela.

O DAEP se preocupa com a destinação adequada do lodo da ETA no aterro sanitário, que é classificado como classe II B (inerte) porque é responsável pelo saneamento ambiental em Penápolis. Assim sendo, o departamento sempre busca metodologias e tecnologias que não agridam ao meio ambiente para ser exemplo no segmento de saneamento ambiental.

Por fim, a Gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Ana Cláudia Almeida, ainda falou sobre a importância do Fórum de Saneamento e Meio Ambiente que o DAEP promove a cada dois anos.

“É muito bom abrir esse diálogo com a comunidade e ainda eleger representantes com poder deliberativo dentro do departamento”, concluiu.

Secom - PMP/Daep