Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
25 ABR 2014
Médicos cubanos chegam à Penápolis para atender nos postos de saúde

Início das atividades depende de autorização do Ministério da Saúde, que segundo previsões deve ocorrer em cerca de 15 a 20 dias

Já estão em Penápolis dois dos três médicos cubanos que em breve estarão atendendo a população através do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais farão atendimentos nas unidades básicas de saúde do município. De acordo com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, havia a solicitação de seis médicos do programa para a cidade, entretanto neste primeira fase estão chegando três profissionais para ajudar no sistema público de saúde. “Mas há perspectivas futuras de outros médicos cubanos chegarem futuramente”, disse.

Ainda segundo o prefeito, o início efetivo das atividades destes médicos nos postos de saúde depende de portarias de autorização por parte do Ministério da Saúde, algo que segundo previsões deve ocorrer em cerca de 15 a 20 dias.

Célio disse também que um dos médicos deverá atuar na região da Macro de Saúde 3 (bairro Santa Terezinha), outro na região da Macro 4 (Vila Planalto), e um terceiro ainda está em definição pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“Os novos médicos que chegam para colaborar com a melhoria da nossa saúde são clínicos gerais e devem ficar na cidade por três anos. Eles atuarão também na especialidade de Saúde da Família”, explicou o prefeito.

“Sabemos que esses profissionais, por onde tem passado, tem deixado boas impressões, e com certeza ajudarão muito a melhorar o atendimento. Eles vem apenas com a intenção de trabalhar, cumprir sua carga de trabalho na unidade. É claro que existem algumas divergências, alguns movimentos contrários ao Programa Mais Médicos e à permanência desses cubanos prestando atendimentos, mas a população é beneficiada através deles. E para nós é isso o que importa”, concluiu o prefeito.