Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
09 MAI 2014
Pequenos arqueólogos exploram Praça 9 de Julho

Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares participaram na última segunda-feira, 05, da exploração e escavação de um sítio arqueológico reproduzido na Praça 9 de Julho. A atividade foi realizada durante todo o dia, em diversos horários e contou com a participação de cerca de 600 pessoas, entre grupos escolares e comunidade em geral.

A iniciativa é do Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” em parceria com o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural – Aproveitamentos Hidrelétricos da AES Tietê SP.

De acordo com a professora de História e encarregada do Museu, Alessandra Nadai, a atividade foi muito legal e as crianças ficaram maravilhadas com a escavação na praça.

Os grupos de alunos foram recebidos com o bate-papo sobre patrimônio, depois assistiram palestra sobre “Sítio Escola”, que aborda o estudo dos sítios arqueológicos encontrados na região, aprendendo que por meio da escavação, foi possível saber o modo de vida desses índios que viveram há mais de mil anos em nossa região.

“Após esse momento de conhecimento teórico, os alunos foram a campo acompanhar a exploração e escavação do sítio arqueológico montado na Praça 9 de Julho. As crianças observaram tudo, ficaram encantadas com o trabalho dos arqueólogos”, comentou a encarregada do Museu, Alessandra Nadai.

Outras atividades como essa envolvendo a participação dos alunos estão sendo planejadas para o decorrer do ano letivo.