Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
15 MAI 2014
Médicos cubanos iniciam atendimentos nos postos de saúde de Penápolis

A última segunda-feira, 12, foi dia de novidade para funcionários e usuários das unidades de saúde Macro III (Vila Santa Terezinha) e Macro IV (Vila Planalto).

Começaram a trabalhar no atendimento à comunidade os médicos cubanos que vieram morar na cidade por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Em seu primeiro dia de atividades, os novos profissionais Emilio Dieguez e Enmy Savón, receberam a visita do prefeito Célio de Oliveira, que foi dar as boas vindas aos médicos e desejar bom trabalho e boa estadia em Penápolis.

Célio esteve acompanhado do secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, que já vem mantendo contato com os médicos há algumas semanas para acertar detalhes da atuação deles na rede pública municipal.

“Espero que os médicos sintam-se bem em nossa cidade, para que assim possam desenvolver um bom trabalho, atendendo bem a nossa população, que merece o melhor. Temos excelentes expectativas, mas a população é quem vai dizer. Vamos aguardar”, disse.

“Eles chegaram para colaborar com a melhoria da nossa saúde e acredito que teremos sucesso nesse propósito, principalmente no Programa Saúde da Família destas regiões onde estão atuando. Muitas coisas precisam ser feitas, mas vamos passo a passo agindo com om único objetivo de melhorar”, comentou o prefeito.

O médico Emilio Dieguez já atende a população o dia todo na unidade da Macro IV, na Vila Planalto; a médica Enmy Savón, atende na unidade Macro III, na Vila Santa Terezinha. Ambos tem experiências profissionais anteriores, em projetos semelhantes, em países como África e Venezuela, e agora estão tendo a oportunidade de trabalhar no Brasil.

De acordo com eles, os médicos Emilio e Enmy, o primeiro dia de trabalho foi excelente no contato com a população, e não houve nenhum problema quanto ao idioma, tendo em vista que a língua falada, o espanhol, já está bastante adaptada, passando ao chamado “portunhol”. Os médicos, segundo informaram, conversam devagar, e isso possibilita perfeitamente o entendimento dos pacientes.