Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
22 MAI 2014
Daep promoverá “1º Diálogo Sobre Resíduos Sólidos” dia 28

Objetivo do evento é melhorar o gerenciamento do lixo no município. População é convidada a participar

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) convida a população a participar, no próximo dia 28 de maio (quarta-feira), do 1º Diálogo Sobre Resíduos Sólidos. O evento acontecerá no auditório do Sindicato Rural de Penápolis, a partir das 19h, com entrada franca. O mesmo faz parte da elaboração do PIGRS (Plano Integrado de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos) do município.

Segundo explicou a presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, o evento ocorrerá em conformidade com a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Esta Lei preconiza que a construção dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos se dê mediante processo de mobilização e participação social da população, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, como esta a qual estamos convidando a população a participar”, falou Sílvia.

“Esperamos a participação de todos os segmentos da comunidade para definirmos juntos a melhor forma de regulamentar o descarte adequado dos resíduos e colocarmos em prática a nossa logística reversa”, destacou ela.

Ainda segundo a presidente Sílvia, o Daep contratou, via licitação pública, uma empresa para elaborar o PIGRS. Desta forma, a empresa Ambiental Costa Oeste Projetos Técnicos e Consultorias já iniciou as ações com a realização do diagnóstico da gestão dos resíduos no município.

Fórum

No último mês de março, o Daep realizou o 11º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente, que abordou o tema “Resíduos Sólidos: O lixo nosso de cada dia - Desafios para a destinação correta”. Na oportunidade foi discutida a responsabilidade compartilhada do gerador de resíduos, a logística reversa do resíduo e a destinação correta do resíduo, que foi o passo inicial na elaboração do PIGRS.

“Se cada um fizer a sua parte, teremos uma cidade mais limpa com a destinação correta do lixo. Afinal, um ambiente limpo interfere diretamente na saúde pública”, concluiu a presidente do Daep.