Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
14 JUN 2014
Campanha de coleta de óleo já arrecadou quase 4 mil litros

A Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado está em andamento e as escolas participantes já arrecadaram mais de 3,9 mil litros até o mês de maio. Com o objetivo de colaborar com o trabalho desenvolvido pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), a campanha é realizada pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com a Cooperativa Sicredi.

Iniciado em fevereiro, o projeto envolve os alunos de 16 escolas públicas e particulares de ensino fundamental. As escolas e as salas que recolherem a maior quantidade serão premiadas no início do mês de outubro. Até o momento, o Colégio Futuro, o Educandário Coração de Maria e a Escola Augusto Pereira de Moraes seguem como as escolas que mais arrecadaram.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, ainda há tempo para aumentar a arrecadação. “A campanha só será finalizada em setembro, portanto é importante que os estudantes continuem se dedicando a campanha”, conclui. Quinzenalmente, o Daep recolhe o óleo em cada escola e a renda obtida com a venda do produto é destinada à Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis).

A Campanha também tem como objetivo informar sobre o descarte correto do óleo de cozinha e o seu impacto no meio ambiente quando descartado incorretamente. Para isso, a equipe do CEA (Centro de Educação Ambiental) ministrou palestras em todas as escolas participantes do projeto. “Mais importante que a premiação, é a mobilização dos alunos e a conscientização da comunidade sobre o descarte correto do óleo”, destaca Sílvia.