Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
27 JUN 2014
Alunos do EJA fazem aulas de elétrica e artesanato

A Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Emef Marcos Trench, no período noturno, dando oportunidade de estudo àquelas pessoas que por algum motivo nunca frequentaram a escola ou teveram que abandonar os estudos. Além das aulas regulares, os alunos dos Termos I e II (1ª a 4ª série) também fazem aulas de artesanato e de auxiliar de eletricista toda terça-feira.

O curso de auxiliar de eletricista é ministrado por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e o IFSP (Instituo Federal São Paulo), que fornece o professor para ministrar as aulas e a certificação aos alunos. O curso é voltado para os alunos homens que ainda recebem bolsa-auxílio mensal de R$120.

“Além da alfabetização, os alunos do EJA podem fazer o curso de auxiliar de eletricista, contribuindo para a capacitação profissional. É um incentivo a mais para que eles permaneçam na escola e concluam os estudos, além de ter uma profissão”, comentou a coordenadora do EJA, Suzana Palmira Ferracini Escardoveli.

Enquanto os homens fazem aula de auxiliar de eletricista, as mulheres participam das aulas de artesanato ministradas pelas próprias professoras do EJA, com auxílio da orientadora Rosana Cristina Reche Moreira. “Durante as aulas de artesanato as professoras também trabalham leitura/escrita e cálculo com as alunas, para a confecção das peças artesanais”, explicou a coordenadora Suzana Palmira.

Atualmente, as alunas desenvolvem trabalhos como chaveiros de EVA e scrapbook (livros personalizados de fotos), com papel colorido, fitas e demais adereços.

Os trabalhos confeccionados pelas alunas durante as aulas de artesanato são expostos e colocados à venda em eventos da escola. Toda renda arrecadada é revertida para os próprios alunos, com a realização de festas e comemorações entre eles.