Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
21 SET 2014
Penápolis comemora Dia da Árvore com atividades no Centro de Lazer

Hoje, dia 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore e para comemorar a data, a Prefeitura de Penápolis e o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) promoveram na manhã de sexta-feira, 19, diversas atividades com estudantes e demais pessoas da comunidade.

Participaram das atividades cerca de 600 pessoas entre alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e entidades como Lar Vicentino, Vila da Infância, Apae, Adefipe e SOS (Serviço de Obras Sociais).

O prefeito Célio de Oliveira enalteceu o trabalho realizado pelo Daep, CEA (Centro de Educação Ambiental) e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado para a preservação do meio ambiente e conscientização da comunidade penapolense.

A diretora presidente do Daep, Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira, destacou a importância da árvore em nossas vidas e também falou sobre o uso racional dos recursos naturais, como não desperdiçar a água tratada, evitar queimadas. “Nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para as questões ambientais”, disse Silvia Shinkai.

Após o pronunciamento das autoridades, houve palestra com o engenheiro Florestal Fernando Buzetto com o tema “A importância das árvores”. Na sequência, os presentes puderam assistir diversas atrações artísticas e culturais, como apresentação de violeiro e contação de histórias, promovida pela Secretaria de Cultura.

Plantio

Como encerramento das comemorações, foi realizado o tradicional plantio de mudas ao redor do Ginásio do Centro de Lazer. As mudas de árvores foram entregues para alunos representantes de cada escola, para que fizesse o plantio. Dentre as espécies plantadas tinham mudas de ipês, oitis e também árvores frutíferas como pitanga e goiaba.

O evento também contou com exposições da Flora Tietê, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Agricultura e Colégio Agrícola. Para a realização do Dia da árvore, o Daep contou com patrocínio da ViaRondon.