Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
30 SET 2014
Daep realiza Semana de Prevenção a Acidentes

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou, na semana passada, a 13ª Sipat (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho). O objetivo é sensibilizar os funcionários sobre a importância da segurança individual e coletiva, dentro e fora do trabalho, além de doenças ocupacionais que possam ser evitadas.

Segundo a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, a semana traz uma reflexão para os colaboradores da autarquia. “Temos que garantir que nossos funcionários continuem a exercer suas funções sem risco de acidentes e de maneira saudável e, dessa forma contribuir com a saúde pública do município”, explica Sílvia.

De acordo com os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), ainda há resistência ao uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). “Muitos acham desnecessário e nos julgam como chatos, mas o uso de EPI’s é de extrema importância para a proteção física e mental no desempenho de algumas funções, principalmente na área operacional do departamento”, esclarecem.

Os funcionários tiveram palestras sobre diversos temas. O engenheiro Paulo Sérgio Mendes Junior abordou “A importância da segurança no trabalho e fora dele”. Na área da saúde, o enfermeiro Adão Rodrigues da Silva e a médica Elisa de Souza ministraram uma palestra sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.

A equipe do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) representada pela psicóloga Viviana Silva Andrade e pelas enfermeiras Patrícia Poleto Antiqueira e Mônica Aparecida da Silva falaram sobre os problemas com álcool e drogas.

O Centro de Educação Ambiental do Daep e o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alertaram para o uso racional da água e o combate a dengue e a leishmaniose. Além das palestras, os funcionários também puderam receber vacinação antitetânica, conferir a pressão arterial e fazer o teste de glicemia com a equipe da Unidade Básica Saúde Macro III