Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
15 OUT 2014
Escolas recebem prêmios da Campanha de Coleta de Óleo de Cozinha

Campanha “Cooperar e reciclar é só começar” deixa legado de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente

Na manhã da última quinta-feira, dia 09, foi realizada a premiação das escolas participantes da Campanha de Arrecadação de Óleo de Cozinha Usado. Foram arrecadados mais de 6 mil litros de óleo, evitando assim a poluição de 150 milhões de litros de água. A escola que mais contribui com a arrecadação foi o Colégio Futuro. O projeto, iniciado em fevereiro, envolveu alunos de 16 escolas públicas e particulares de ensino fundamental.

A campanha foi realizada pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria com a Cooperativa Sicredi. De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, além de preservar o meio ambiente, a campanha de coleta de óleo de cozinha usado, também contribuiu com a coleta seletiva e a melhoria de renda das famílias da Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), pois todo o óleo arrecadado foi vendido e a renda revertida aos cooperados.

Premiação

As três escolas campeãs em arrecadação foram: Colégio Futuro que recebeu uma TV de LED 32 polegadas; Colégio Coração de Maria premiada com R$600,00 e a Escola Estadual Augusto Pereira de Moraes com R$400,00 em livros e materiais esportivos.

Todas as escolas participantes também receberam um certificado de escola sustentável, pois aderiram ao compromisso continuarem sendo um ponto de coleta de óleo usado mesmo após a premiação. Segundo o diretor do Colégio Futuro, Firmino Ribeiro Sampaio, os alunos se sensibilizaram com a campanha não só pela preservação ambiental, mas também contribuir para a renda dos cooperados. “A campanha superou as expectativas e a conscientização se estendeu até as famílias dos alunos que contribuíram na coleta do óleo usado. Mesmo após a premiação, o Colégio Futuro continuará sendo um ponto de coleta, pois o legado sobre a importância da preservação do meio ambiente ficou enraizado nos nossos alunos.”

Para o gerente da Sicredi de Penápolis, Cláudio Rodrigues Gomes, o legado da campanha é a conscientização dos alunos e seus familiares. “Quem realmente ganhou foi a comunidade que terá um ambiente mais saudável para viver”, destaca. O presidente da Corpe, Francisco Cirilo, compartilha da mesma opinião. “A campanha foi um sucesso e em nome de todos os cooperados, agradeço a todos que contribuíram”, disse.

A iniciativa também teve o apoio e patrocínio de empresas associadas como a Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Baurular, Recipen, Belan Games e Pemad – Tratamento de Madeiras.