Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 NOV 2014
Família entrega Praça “Josephina Sayeg Humsi” para a comunidade

Na manhã de sexta-feira, dia 31, foi realizada a cerimônia de entrega da Praça “Josephina Sayeg Humsi” a comunidade penapolense. O espaço público localizado no Residencial Jardim do Lago 2 foi doado a Administração Municipal pela família Sayeg Humsi.

O ato contou com a presença do prefeito Célio de Oliveira, autoridades municipais, membros da família Humsi. Também esteve presente a família Fiorotto, responsável pela empresa Empreendimentos Fiorotto que em parceria com a família Humsi, fez todo o loteamento daquela região da cidade.

O prefeito Célio de Oliveira destacou o papel da família Humsi na sociedade penapolense. “É um orgulho ter em nossa sociedade essa família que tanto contribui para o desenvolvimento de Penápolis. Quando fundadas em iniciativas positivas, parceria entre o poder público e a iniciativa privada só podem ter resultados positivos”, disse.

Uma das filhas da homenageada, Silvia Maria Sayeg Humsi Tamega, contou um pouco sobre a trajetória de vida de sua mãe. “Minha mãe sempre foi muito dedicada e sempre apoiou nosso pai em suas ações. Temos muito orgulho de sermos filhos de Josephina Sayeg Humsi e Salim David Humsi”.

O prefeito Célio de Oliveira em gratidão a família Sayeg Humsi pela doação do espaço público ao município, entregou o Certificado de Reconhecimento Público a senhora Silvia Maria Sayeg Humsi Tamega.

Da mesma forma, a administração municipal entregou o Certificado de Reconhecimento Público a Empreendimentos Fiorotto. A empresa, em parceria com a família Humsi, loteou cinco empreendimentos na região sul da cidade com cerca de 1.800 lotes. A administração da Empreendimentos Fiorotto é composta pelos seus diretores Mário e Fernando Fiorotto. A direção comercial está a cargo do casal Marito e Ana Cláudia Fiorotto.

Praça é uma homenagem a Josephina Sayeg Humsi

Josephina Sayeg Humsi nasceu em Mashgara, no Líbano, em 14 de setembro de 1919. Seus pais, também libaneses, Salim José Sayeg e Azize Sayeg tiveram ainda os filhos Jolie, Lili, Matilde, Aziz e José. Migraram para o Brasil numa longa viagem de navio quando ela tinha apenas 6 anos de idade.

Em 1929, Josephina, aos 10 anos de vida e sua família chegam a Penápolis, onde passam a ter destacada contribuição para o desenvolvimento econômico da cidade, especialmente do comércio, através da Loja Paulista.

Josephina fez estudou no Colégio Santa Clara (Educandário Coração de Maria). Em 28 de outubro de 1938, aos 19 anos casou-se em Penápolis com o comerciante Salim David Humsi, que também veio da Síria para o Brasil praticamente ao mesmo tempo em que ela, mas em navios diferentes.

Foi em Penápolis que nasceram suas quatro filhas, Marly Sayeg Humsi Salum, Neyde Sayeg Humsi Fiorini, Ivone Sayeg Humsi de Mello e Silvia Maria Sayeg Humsi Tamega. Naturalizou-se brasileira em 1967 e faleceu em Campinas em 8 de abril de 2009.