Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 DEZ 2014
Iniciada troca de iluminação pública em diversos bairros

Recursos da CIP são aplicados na substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por sódio, além da troca de braços de luz danificados

A iluminação pública de Penápolis já começou a receber melhorias nessa semana. Estão sendo feitas as trocas das lâmpadas de vapor de mercúrio (“lâmpadas brancas”) por lâmpadas de vapor de sódio (“lâmpadas amarelas”), que garantam maior alcance de luminosidade e mais economia de energia elétrica. Alguns bairros como o Alphaville, Esplanada, Santo Antonio e Portal dos Faveiros já receberam a nova iluminação. O serviço é executado pela empresa Engeluz e será feito em diversas regiões da cidade.

No bairro Esplanada foi feita a troca em 24 pontos de iluminação. No Alphaville, foram instalados 19 braços, com luminárias e lâmpadas de vapor de sódio de 250W. No bairro Panorama também foram trocados dois braços de luz com a mesma iluminação. Já no Santo Antônio foram substituídas 22 lâmpadas de 100W. O Portal dos Faveiros também recebeu a melhoria com a troca de 17 lâmpadas. Nesse fim de semana, estão sendo feitas as trocas das lâmpadas no bairro Tropical.

Ao todo, o serviço beneficiará 1.143 pontos da cidade. Entre estes números estão 1.075 trocas de lâmpadas e 68 pontos de troca de luminárias/braços, que encontram-se danificados. Após o início dos trabalhos, a empresa tem 120 dias para conclui-los, conforme prevê o contrato de prestação de serviços.

Para efetuar a troca da iluminação, foi preciso fazer um levantamento em cada ponto que necessitava de manutenção para a elaboração de projeto técnico que precisou da aprovação da CPFL - Companhia Paulista de Força e Luz. “Toda intervenção na rede de energia precisa da autorização da CPFL. Esse foi o motivo que atrasou o início da troca de lâmpadas”, explica o prefeito Célio de Oliveira.

A empresa Engeluz de Wenceslau Braz (PR) venceu licitação pública promovida pelo Município e será responsável pelo fornecimento da mão de obra, das unidades de iluminação com lâmpadas, dos reatores e soquetes e também de conjuntos completos de iluminação com braços e outros equipamentos necessários. Para estas melhorias na iluminação pública da cidade serão investidos cerca de R$ 220 mil, provenientes da arrecadação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública).