Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
27 FEV 2015
Cidade registra novo óbito de idoso com dengue

Resultados de investigações epidemiológicas confirmaram que a doença causou todas as mortes já ocorridas com pacientes do município

A Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis informa que na madrugada desta quinta-feira (26) foi registrado na Santa Casa local o falecimento de um idoso de 89 anos, internado há duas semanas com dengue. A doença foi atestada por exames no ato da internação.

Desta forma, a cidade passa a contar com 5 mortes confirmadas por dengue em 2015.

A afirmação é possível tendo em vista que foram concluídas as investigações epidemiológicas dos quatro óbitos anteriores, que estavam sob suspeita da doença ter sido a causa determinante do falecimento.

Ainda segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, também está sendo possível afirmar que a dengue provocou a morte desta quinta vítima, em razão da referida investigação epidemiológica ter começado há duas semanas, quando a mesma deu entrada na Santa Casa de Misericórdia para internação.

De acordo com as normas protocolares do Ministério da Saúde, a confirmação destes 5 óbitos tendo a dengue como causa principal, só está sendo permitida devido a estudos e exames de contra prova laboratorial efetuados por uma instituição padrão oficial, no caso o Instituto Adolfo Lutz.

Boletim

Portanto, oficialmente são 5 mortes confirmadas por dengue em Penápolis. O primeiro foi de um homem de 33 anos, cujo óbito ocorreu em 05 de fevereiro. O segundo caso foi de uma idosa de 94 anos, no dia 14 de fevereiro. O terceiro ocorreu no dia 15 de fevereiro, sendo a vítima outra idosa de 78 anos. O quarto óbito aconteceu dia 17 de fevereiro, com mais uma idosa de 77 anos. E agora o quinto caso de morte por dengue, conforme relatado (dia 26 de fevereiro, uma idosa de 89 anos). Até o fechamento desta edição, a Secretaria Municipal de Saúde relatou o seguinte boletim da dengue: 1.368 notificações, 623 positivos, 716 aguardando resultados de exames, 05 óbitos entre os moradores da cidade.