Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 MAR 2015
Prefeitura faz reparos em desbarrancamento na área da linha férrea

Empresa ALL, concessionária do trecho, foi comunicada sobre os estragos e as medidas emergenciais tomadas pela Prefeitura; até o momento não houve iniciativa da empresa em fazer os reparos urgentes

A Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta semana os trabalhos de contenção do talude (barranco) que margeia a linha férrea, no trecho urbano de divisa com o bairro São Joaquim.

Ainda no ano passado, a Empresa Concessionária ALL (América Latina Logística), que explora o uso da linha férrea, executou serviços de remodelação mecânica do talude que divide a linha férrea com a rua Marechal Rondon, nas imediações do citado bairro. Porém, segundo informa a Secretaria Municipal de Obras, os trabalhos foram executados sem as devidas técnicas, que consistem na inclinação adequada para conter o grande volume de terra que compõe o barranco.

Houve ainda um fato complicador, já que após a execução dos serviços pela Concessionária, não foi efetuada a reposição da forração vegetal deste barranco, que por sua vez tem a função de conter o trecho de erosões provocadas por períodos chuvosos.

Segundo explicou o secretário municipal de Obras, Reinaldo Morás, durante as chuvas verificadas nas última semanas, houve a ruína do citado barranco, provocando grande erosão em um trecho de mais de 30 metros de comprimento, danificando guias e sarjetas, chegando até a derrubar árvores naquela localidade.

“Para evitar maiores estragos, com o comprometimento da pavimentação asfáltica da rua Marechal Rondon, a Prefeitura foi obrigada a intervir em caráter emergencial.

Desta forma, foi executada uma barreira de contenção do talude e o reaterro compactado do trecho, para conter o avanço da erosão”, contou ele.

No momento, uma equipe de servidores da Secretaria Municipal de Obras, além de máquinas pesadas, está trabalhando no local executando as obras emergenciais.

Ainda de acordo com o secretário de Obras, não existe uma previsão do término dos serviços, pois após o reaterro do local , deverá ser refeito trecho de aproximadamente 20 metros de guias e sarjetas, além de reposição da forração vegetal no barranco.

“A Prefeitura fez a devida sinalização viária de segurança do trecho e interdição temporária do uso da passarela metálica utilizada por pedestres para transposição aérea da linha férrea”, informou Reinaldo.

Ele ainda revelou que a Empresa ALL, concessionária do trecho, foi comunicada sobre os estragos e as medidas emergenciais tomadas pela Prefeitura, já que não houve iniciativa daquela empresa em fazer os reparos emergenciais.

A Procuradoria Geral do Município estará trabalhando no sentido de buscar uma solução jurídica para o caso, tendo em vista que a Empresa Concessionária responsável pela manutenção da "faixa de domínio" das margens da linha férrea terá que tomar medidas urgentes para evitar futuros danos no sistema viário da rua Marechal Rondon e imediações.