Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
14 MAR 2015
Consórcio Ribeirão Lajeado faz preservação e garante abastecimento da cidade

Diferentemente do que ocorre em muitas cidades do país, Penápolis não enfrenta problemas de abastecimento de água. Essa situação ocorre pois há anos são executados trabalhos de proteção do único manancial de abastecimento da cidade: o ribeirão Lajeado.

Criado em 1991, e composto pelas cidades de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) é o responsável pela recuperação e preservação de toda sua bacia hidrográfica.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CIRL estão o plantio de mudas nativas e o manejo e conservação do solo para evitar o assoreamento do ribeirão. Além disso, é feito o replantio de espécies nativas nas Áreas de Preservação Permanente com o apoio dos proprietários rurais.

Mata ciliar

Segundo o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, o Carioca, somente em 2014 foram plantadas 10.697 mudas para a recomposição da mata ciliar. Desde 1992 já foram plantadas 353.829 mudas.

“A mata ciliar é a vegetação que fica às margens do rio e a sua preservação mantem a qualidade da água, além de evitar problemas de erosão no solo”, explica o coordenador.

“As mudas plantadas são cultivadas no viveiro do CIRL e recebem os tratos culturais até ficarem prontas para o plantio, ou seja, acima de 40 cm. Todas são espécies nativas da região, e o CIRL tem parceria com a Flora Tietê para a doação de mudas”, destacou.

Outros serviços

Entre as ações do Consórcio também estão o atendimento aos proprietários rurais localizados na bacia hidrográfica do ribeirão Lajeado. Em 2014, 33 proprietários foram atendidos e foram executados trabalhos de terraceamento, curvas de nível e bacias coletoras de águas pluviais e açudes.

“O objetivo é evitar a erosão do solo e o assoreamento dos mananciais propiciando melhor aproveitamento deste solo para as culturas, o que gera maior produtividade”, enfatiza. Também são executadas melhorias nas estradas rurais que dão acesso a propriedades, feitas em parceria com a Secretaria de Obras e Agricultura.