Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
14 MAR 2015
Penápolis comemora Semana da Água de 18 a 25 de março

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, e para celebrar a data, o município de Penápolis realizará de 18 a 25 de março, a Semana da Água, com diversas atividades para toda a comunidade. Com destaque para a vinda do Ecoesportista Dan Robson, que fará uma navegação à bordo de um caiaque pelo Ribeirão Lajeado – manancial que abastece Penápolis – e depois apresentará a análise da qualidade hídrica do Ribeirão.

A extensa programação conta com exposição de painéis, palestras, apresentações musicais, sarau, pedágio, entre outras atividades. O evento é aberto à participação das escolas, entidades e comunidade em geral que queiram discutir sobre o uso racional da água e a preservação desse importante recurso natural que já está em racionamento em muitas cidades do país.

Atualmente, Penápolis tem uma situação privilegiada em relação ao abastecimento de água mesmo diante da crise hídrica nacional devido ao trabalho realizado pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, criado em 1993 para preservar o manancial que abastece a cidade, garantindo a vazão e a qualidade hídrica do rio.

De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, Penápolis não sofre problemas de abastecimento e nem falta de água, mas é extremante importante usar o recurso natural de forma racional para evitar transtornos futuros.

A Semana da Água é uma realização da Prefeitura de Penápolis, Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e o apoio do Sindicato Rural de Penápolis.

Confira a programação:

- Exposição de painéis itinerantes com a temática: Uso racional da água nos espaços públicos de Penápolis;

-       18/03/15 – Navegação para a caracterização do Ribeirão Lajeado, com o ecoesportista Dan Robson, com parada na Captação do Daep às 9h

-       19/03/15 – 19h30 – Apresentação da análise da qualidade hídrica do Ribeirão Lajeado pelo ecoesportista Dan Robson, no Sindicato Rural de Penápolis

-        20/03/15 – 8h – Apresentação da Orquestra Filarmônica Jerusalém (diretor musical: Jorge Amorim e maestro: Jeremias de Oliveira Rufino) e Sarau com apresentação das escolas com a temática: Uso racional da água – Praça 9 de Julho

-       24 e 25/03/15 – 8h às 11h – Intervenção Urbana – Pedágio nops semáforos do centro de Penápolis