Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
29 MAR 2015
Introdução do peixe na Merenda Escolar é sucesso entre os alunos

Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal de Educação introduziu no ano passado, o filé de peixe no cardápio da merenda escolar para os alunos do Ensino Infantil. A novidade foi tão bem aceita pelas crianças, que neste ano, o filé de peixe também foi introduzido na alimentação escolar para os alunos do Ensino Fundamental.

Para conferir a reação das crianças em contato com o novo alimento oferecido na merenda, o prefeito Célio de Oliveira e o secretário de Educação, José Carlos Pansonato Alves, visitaram nesta semana a Emef Armelindo Artiolli. Eles chegaram na hora do recreio, quando as crianças formavam fila para pegar a merenda, sendo que no cardápio tinha arroz, feijão, peixe frito e salada.

O prefeito Célio de Oliveira conversou com a merendeira da unidade, Maria Ângela Oliveira Moreno Lemes, que afirmou: “As crianças estão comendo bem o filé de peixe, elas gostam. No começo elas ficaram curiosas e perguntavam bastante, mas agora que já sabem da novidade, elas comem tudo”, disse a merendeira.

Foi o que confirmou o prefeito Célio de Oliveira ao se sentar junto aos alunos para tomar a merenda. Ele conversou com as crianças e percebeu a boa aceitação do novo alimento. “Os alunos aprovaram a novidade, eles gostaram do peixe, comeram tudo e ainda teve aluno que repetia a refeição”, observou o prefeito.

Para o secretário municipal de Educação, o professor José Carlos Pansonato Alves, a introdução do peixe na alimentação escolar, além de ser um estímulo a mais para as crianças na hora da merenda, também agrega valor nutricional à refeição.

É o que explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Larissa Avansi Marques:

“O peixe é um alimento rico em ômega 3, nutriente que auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso, contribuindo para a performance intelectual da criança e melhor capacidade de aprendizagem. Além disso, o ômega 3 também possui papel importante no sistema imunológico produzindo ações anti-inflamatórias”, acrescentou.

O filé de peixe é feito das espécies corvina ou tilápia e servido sem espinha para os alunos. Ele pode ser preparado frito, cozido ou assado, a critério das merendeiras e dependendo da preferência dos alunos.

O peixe adquirido para a merenda escolar é proveniente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural em atendimento ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).