Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
24 MAI 2015
Parceria com a Flora Tietê garante o plantio de mais de 2.000 mudas

Moradores poderão escolher a espécie a ser plantada em sua calçada, com consulta de catálogo

Para a realização do projeto de arborização urbana, a Prefeitura de Penápolis conta com a importante parceria da Flora Tietê, que destinará cerca de 1.000 mudas por ano para serem plantadas nas calçadas. Ou seja, até o final de 2016, serão mais de 2.000 árvores plantadas em Penápolis.

O engenheiro florestal da Flora Tietê, Fernando Alberto Buzetto, comenta que há alguns anos propôs uma parceria para um projeto de arborização urbana em Penápolis, mas que na época, não houve interesse.

“Estou muito satisfeito pelo empenho da Administração Municipal em fazer o plantio de árvores na cidade. Eu sempre desejei que Penápolis fosse uma cidade arborizada e agora, com a parceria da Prefeitura com a Flora Tietê, isso será possível”, falou o engenheiro florestal, Fernando Buzetto.

Ele explica que a arborização urbana oferece vários benefícios à população. “Além de contribuir para a qualidade do ar e gerar sombra, as árvores também conseguem amenizar a sensação de clima quente e seco da nossa região. Andar pelas ruas centrais da cidade será muito mais agradável quando elas tiverem arborizadas. Além disso, uma rua arborizada garante maior durabilidade da pavimentação asfáltica”, acrescentou o engenheiro florestal.

Catálogo

Já está em processo de confecção um catálogo produzido pela Flora Tietê com as características e fotos das espécies de árvores disponíveis para o projeto de arborização urbana. Dessa forma, os moradores poderão ver o catálogo com as fotos das árvores em fase adulta e escolher a muda de sua preferência.

Com a parceria, a equipe da Secretaria de Agricultura auxilia no plantio das mudas em sacos plásticos e a Flora Tietê cuida das mudas até que elas atinjam uma altura aproximada de 1 metro, ideal para o plantio nas calçadas; processo que demora em média de 2 a 3 meses.

Além da Flora Tietê, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado também é parceiro, fornecendo mudas para o projeto de arborização urbana.