Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
11 JUL 2015
Escultura de São Francisco de Assis é restaurada

A escultura em madeira da imagem do padroeiro de Penápolis, São Francisco de Assis está sendo restaurada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços. A escultura foi feita no ano de 2004 e instalada próximo ao trevo de acesso da Rodovia Sargento Luciano Arnaldo Covolan.

Devido à exposição às intempéries ao longo de mais de 10 anos, a peça feita de madeira da espécie "eucalipto", sofreu com pontos de apodrecimento, o que comprometeu a estrutura da peça. Segundo o secretário de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, para a restauração foram utilizadas peças de eucalipto tratado nas dimensões de 30 x 30 x 2,5 metros.

“Atualmente a escultura está sendo totalmente restaurada, com a substituição de ‘partes’ da estrutura de madeira. Todas as peças seguem fielmente as dimensões e características originais da escultura. Todos os trabalhos de restauração são executados pela equipe de experientes carpinteiros da Secretaria Municipal de Obras que em 2004 trabalharam na execução da peça”, explica o secretário.

Todo o trabalho de restauração da escultura de São Francisco de Assis está sendo feito sob a supervisão do secretário de Obras, o arquiteto Reinaldo Morás. A previsão é de que ainda nesse mês os trabalhos sejam concluídos. A escultura de madeira receberá acabamento com "extrato de nogueira", e aplicação de verniz impermeabilizante próprio para suportar sol e chuva, visto que a peça está exposta ao ar livre.