Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
19 JUL 2015
Cidade terá desfile cívico de comemoração ao 07 de Setembro
A administração municipal pretende resgatar a tradição de patriotismo na data 07 de Setembro
A partir deste ano de 2015 Penápolis realizará um desfile cívico para marcar o Dia da Independência do Brasil, no feriado de 07 de setembro. Será na rua Dr. Ramalho Franco, a partir das 08h, com palanque das autoridades montado em frente à Praça Carlos Sampaio Filho. A definição ocorreu no último dia 07 de julho, durante reunião realizada pela Secretaria Municipal de Cultura com representantes de escolas e entidades do município. Assim sendo, a data de aniversário da cidade terá outros tipos de eventos festivos, como shows e exposições.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Luiz Colevatti, a administração municipal pretende resgatar a tradição de patriotismo para com a data 07 de Setembro, que é comemorado em todo o país, mas que em Penápolis havia anos estava sendo lembrado apenas com um simbólico ato cívico.
“Reconhecemos a importância da data para o Brasil, e queremos resgatar nas pessoas o hábito de reverenciar a nossa Pátria. Há muito tempo que eram realizados os desfiles comemorativos no dia do aniversário da cidade, em 25 de outubro, e o dia da Independência não tinha o mesmo destaque, apesar da sua importância”, comentou o secretário de Cultura.
“Então, atendendo recomendação do prefeito Célio de Oliveira, lançamos a proposta às escolas e entidades que compareceram à reunião, e todos concordaram com a mudança, classificada por todos como para melhor”, explicou ele.
“Este ano, especificamente, também haveria outro fator que atrapalharia o desfile caso fizéssemos em outubro, pois a data coincidirá com o cronograma do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, cujas escolas estarão envolvidas”, enfatizou.
Colevatti disse que a data de aniversário da cidade, no mês de outubro, será reservada para outros tipos de eventos festivos, e não mais ao desfile de rua.
“Foram convidadas todas as escolas da cidade, tanto municipais como estaduais e particulares, entidades assistenciais, associações, clubes de serviço, entre outros organismos da sociedade, além de setores da administração pública”, contou.
Também ficou acertado neste primeiro encontro que uma nova reunião será realizada nos próximos dias para fechar todos os detalhes, como confirmações de participação no desfile, ordem de entrada, entre outras questões pertinentes ao evento. Essa nova reunião ocorrerá no dia 03 de agosto, às 09h na Secretaria Municipal de Cultura (Praça 09 de Julho 150) – acesso pela rua XV de Novembro. É imprescindível a presença de um representante de cada organização interessada em participar do desfile.
Para outras informações o telefone de contato da secretaria de Cultura é o 3652-5568.