04 OUT 2015
Mesmo sem receber, Viamari retoma obras na interligação do Florença e Boa Vista
Com a retomada das obras, estão sendo feitas as marcações topográficas e terraplanagem, além das redes de coleta de esgoto e de distribuição de água
Os moradores dos bairros Florença e Boa Vista tiveram uma boa notícia nesta semana. A Viamari Engenharia e Construções Eireli, empresa vencedora do processo licitatório, retomou as obras de implantação de infraestrutura na avenida de ligação entre os bairros Florença e Residencial Boa Vista.
As obras estavam paralisadas temporariamente por falta de repasses do Governo Federal, por meio do convênio com o Ministério das Cidades. Segundo o prefeito Célio de Oliveira, a empresa não recebeu um centavo desde o início das obras em maio deste ano.
“A empresa Viamari não recebeu nenhum repasse da medição da primeira fase da obra e também não há perspectiva de recebimento. Nenhuma empresa consegue trabalhar sem receber nada. Se existisse apenas um atraso no repasse, seria mais fácil”, esclarece.
“Mesmo assim, atendendo ao nosso pedido, a empresa retomou as obras e] completará mais uma etapa. Enquanto isso, vamos continuar insistindo junto ao Governo Federal para que os repasses sejam regularizados”, afirma.
“Agradeço imensamente o proprietário da empresa, Antônio Carlos Altimari, o Tonhão, e toda a sua família pela confiança e comprometimento com os moradores da região. Essa é uma melhoria aguardada por mais de 20 anos pela comunidade e a nossa intenção é entregar toda infraestrutura ainda neste ano”, explica o prefeito.

Estágio das obras
Atualmente, a empresa realiza as marcações topográficas e terraplanagem utilizando máquinas pesadas. Juntamente com estes trabalhos serão feitas as redes de coleta de esgoto e rede de distribuição de água nas vias.
Segundo o secretário de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, esses serviços antecedem a implantação da pavimentação.
“A próxima fase será a implantação de 737 metros de guias e sarjetas de concreto, além de 1,6 mil metros quadrados de calçadas, com 19 rampas de acessibilidade. Em seguida será feita a base asfáltica, sob a qual será executada a capa asfáltica no sistema CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), em mais de 3 mil metros quadrados”, disse o secretário.
Para a fase final de asfaltamento, o prefeito Célio de Oliveira explica que a expectativa é que, com a retomada da obra, o Governo Federal repasse pelo menos a metade do valor total da obra.
“Se nem a metade da obra for paga, teremos garantido as guias, sarjetas, calçadas, galerias de água e esgoto e iluminação, que é a contrapartida da Prefeitura. Fica faltando o asfalto. Temos que deixar claro com a população que esse foi o compromisso que firmamos com a empresa”, afirmou.

Iluminação
Nos próximos dias, o bairro também receberá nova iluminação. Serão instalados os braços com luminárias e lâmpadas vapor de sódio de 150 watts em postes de concreto já implantados anteriormente, proporcionando iluminação adequada na via.
O investimento é de cerca de R$ 300 mil, sendo R$ 245,8 mil provenientes de convênio com o Ministério das Cidades, representado pela Caixa Econômica Federal, e o restante de contrapartida da Prefeitura. O recurso financeiro foi conquistado pelo ex-deputado federal Eleuses Paiva, por intermédio do vereador de Penápolis, Caíque Rossi.