Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
04 OUT 2015
Prefeitura investiu quase R$1 milhão na pavimentação da cidade em 33 meses
E após 30 anos de espera, moradores do bairro Cagliari tiveram a pavimentação asfáltica da região concluída neste ano
Diversas vias que aguardavam pavimentação há décadas receberam as melhorias desde 2013 em Penápolis. São diversos bairros antigos, lançados quando a legislação ainda não exigida infraestrutura básica para o loteamento, o que a partir de agora não vai mais ocorrer na cidade. Com o novo Plano Diretor, agora é obrigatório que os loteadores dotem os bairros de toda a infraestrutura, evitando que o poder público tenha que arcar com as despesas futuramente, quando as famílias se mudarem.
Uma das primeiras vias a receber a melhoria, foi o prolongamento da rua Antônio Buranello Filho, paralela à Rodovia Arnaldo Covolan e atrás do Centro de Lazer do Trabalhador, em um trecho de 2.350 metros quadrados. “Essa via já recebia um grande fluxo de trânsito e agora, com o Garden Shopping, a implantação das rotatórias, o movimento é ainda maior e a obra trouxe mais segurança”, afirma o prefeito Célio de Oliveira.
O Parque Industrial também recebeu pavimentação em diversas vias, em um total de 5.300 metros quadrados. Esse foi um investimento de R$159 mil, com recursos próprios do município e contemplou as ruas Francisco Coelho, Ardaches Boghossian, Orlando Veronese. Segundo o prefeito, a falta de pavimentação prejudicava os empresários da região, que tinham dificuldades no transporte de cargas, além de prejuízos e falta de segurança para os trabalhadores das empresas.
Através de convênio com o Ministério das Cidades, as avenidas Marginal Winter Alberton e Marginal 1 do bairro Rosa Alberton, foram totalmente pavimentadas em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Esse foi um investimento de R$173 mil, com contrapartida de R$26 mil da Prefeitura de Penápolis. Na região, também foram implantadas guias e sarjetas, calçadas de concreto e sinalização de solo. Os serviços foram executados pela Teletusa Telefonia e Construções Ltda, vencedora da licitação.
Criada há 20 anos, a rua Projetada no Residencial Vaz, também não havia sido asfaltada até 2013. Com o investimento de R$21 mil de recursos próprios, foram executados 149 metros lineares de guias/sarjetas de concreto e 575 metros quadrados de pavimentação asfáltica.

Lino Gruppo
A avenida Lino Gruppo, no Jardim Tropical, também estava nesta situação. Aberta no início da década de 90, a via não apresentava nenhuma estrutura. Através de convênio com o Ministério das Cidades, foi executada toda a pavimentação asfáltica em CBUQ, calçadas, guias e sarjetas, além da sinalização de trânsito.
“Essa é uma área em expansão habitacional que interliga diversos bairros como o Residencial Atlântica e o Haroldo Camilo. Após 20 anos, os moradores têm agora uma via urbanizada, com toda a infraestrutura que merecem”, afirmou o prefeito Célio.
Para a implantação de infraestrutura em 750 metros da via, foram investidos R$256 mil, sendo R$234 mil de convênio e o restante de contrapartida da Prefeitura. As obras foram executadas pela empresa Viamari Engenharia e Construção Eireli, vencedora da licitação.

Regina Célia e Cagliari
Outro bairro que, há décadas, enfrentava o mesmo problema é o Residencial Regina Célia. As obras iniciadas em 2012 haviam sido paralisadas e foram retomadas e concluídas neste ano. Foram 4,5 mil metros quadrados de pavimentação, com recursos de R$140 mil da Prefeitura.
Foram executadas as guias e sarjetas de concreto e pavimentação das ruas Liberino Bogo, Plinio dos Santos, Luiz Carlos R. de Freitas e Claécio Lodetti, além de manutenção da capa asfáltica nas ruas Herbert de Souza, Michel Amin Sader e Vilse Aparecida Ramalho.
As obras foram realizadas pela Teletusa Telefonia e Construções Ltda contratada através de processo licitatório.
E após 30 anos de espera, os moradores do bairro Cagliari tiveram a pavimentação asfáltica da região concluída pela Prefeitura neste ano.
As ruas Interna C e Interna D receberam toda a infraestrutura de guias, sarjetas, calçadas e pavimentação. Ao todo, os dois trechos totalizam 600 metros lineares de guias e sarjetas e 2.400 metros quadrados de pavimentação asfáltica com custo total de aproximadamente R$90 mil reais pagos com recursos próprios da prefeitura.