Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
19 DEZ 2015
Instituto de Profissões formou mais de 760 alunos em 2015
Cursos de auxiliar administrativo e cabeleireiro formaram quase 200 alunos neste ano
Mais de 760 pessoas receberam capacitação profissional no IMP – Instituto Municipal de Profissões em todo ano de 2015. Foram quase 20 cursos disponíveis em diversas áreas que prepararam e profissionalizaram os alunos para o mercado de trabalho.
Cursos como auxiliar administrativo, cabeleireiro e manicure foram os que mais formaram alunos. Juntos, os cursos capacitaram mais de 280 pessoas para o mercado de trabalho.  O IMP é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo.
Segundo o coordenador do Instituto, Manoel Feliciano de Oliveira, a meta era atingir mil alunos em 2015. “Em virtude dos cortes do governo federal e estadual não alcançamos nosso objetivo. Contávamos com os cursos que seriam fornecidos pelo Pronatec e pelo Via Rápida, mas por conta da crise os cursos foram cancelados”, explica.
Ainda segundo o coordenador, apesar das dificuldades enfrentadas em 2015, a perspectiva para o próximo ano é positiva. “Esperamos que em 2016, o governo volte a priorizar os cursos profissionalizantes e de capacitação, ainda mais porque o Brasil enfrenta grave situação de desemprego”, afirma.

Oportunidade
O prefeito Célio de Oliveira destacou que o Instituto de Profissões é uma das mais importantes ações da administração municipal. “Ter capacitação é uma das condições fundamentais para se conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, os cursos do IMP oferecem oportunidades para aquela pessoa que deseja seguir uma profissão como autônomo, abrindo seu próprio negócio”, destaca o prefeito.
“Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Penápolis, temos conseguido manter os cursos do IMP. Esperemos que em 2016 possamos contar com parcerias do Governo Federal e do Estado, além de outras instituições como Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)”, conclui.

Secom - PMP