Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
18 FEV 2016
Penápolis finaliza levantamento do índice de infestação do Aedes

O Serviço de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Penápolis finalizou o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), uma pesquisa que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito. Esta é uma ferramenta para orientar as ações de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus.
Penápolis teve índice de 5,3 indicando que há riscos de um surto de dengue. Na última pesquisa realizada em novembro de 2015, a cidade apresentou um índice de 0,9, considerado satisfatório de acordo com as normas do Ministério da Saúde. O aumento do LIRAa é uma alerta para que toda sociedade fique atenta aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.

Cuidados
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alex Marques Cruz, os dados do levantamento demonstram que todas as ações de combate devem ser intensificadas. “Quando lidamos com o mosquito Aedes aegypti, não podemos nos descuidar em nenhum momento. Pedimos que todos os moradores fiquem atentos e eliminem todo tipo de criadouro que encontrarem em suas residências”, enfatiza o secretário.
A Vigilância Epidemiológica alerta que nas vistorias casa a casa ainda são encontrados focos de larvas em pequenos recipientes. De acordo com a encarregada da Vigilância Epidemiológica, Lucimari Domingues Oliveira, larvas foram encontradas em pratinhos de plantas, ralos e lonas.
“Também encontramos larvas nos canos de escoamento de água das casas para as guias de sarjetas. Nestes locais, encontramos água acumulada e larvas do mosquito Aedes aegypti. Orientamos que os moradores depositem detergente ou sabão em pó para que impossibilitar a proliferação das larvas”, explica.

Casos de dengue
Até o dia 16 de fevereiro, foram positivados 6 casos de dengue, registrados nos bairros Ana Paula, Planalto, Village, Village Regina (com dois casos) e Centro. Não há casos positivos de zika vírus e chikungunya até o momento.