Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
09 MAR 2016
Prefeitura inicia recuperação da estrada rural Barra Bonita
Entre os serviços executados, estão a elevação do leito carroçável e a quebra dos barrancos das propriedades rurais próximas à estrada

Quebra dos barrancos proporcionará elevação do leito da estrada, facilitando o escoamento das águas

Após mais de 10 anos sem as devidas manutenções, a Prefeitura de Penápolis iniciou, nesta semana, a recuperação da estrada rural do bairro Barra Bonita, aproveitando o período de estiagem. O local apresentava diversos problemas que impediam o trânsito de veículos, prejudicando os moradores do bairro e o escoamento da produção agrícola.
Segundo o secretário de Obras, Dirceu Araújo do Valle, havia dois trechos da estrada que estavam bastante prejudicados.
“Iniciamos os trabalhos corrigindo dois pontos bastante críticos da estrada. Para isso, reunimos toda a equipe de Manutenção de Estradas Rurais com diversas máquinas, como pá carregadeira, motoniveladora, esteiras e caminhões basculantes”, explica o secretário.
O secretário ainda explica que foram realizadas diversas manutenções no local, mas com as chuvas, o trânsito voltava a ser prejudicado.
“Para sanar os problemas, era necessário efetuar a quebra dos barrancos e isso dependia da anuência dos proprietários rurais lindeiros à estrada”, afirma.
Após a autorização dos proprietários rurais, obtida pela Secretaria de Obras, foi iniciada a quebra dos barrancos, para elevar o leito da estrada o mais próximo possível do nível original do terreno, facilitando o escoamento das águas de chuva. Também foi feita a retirada de cercas, assim como a sua reposição, além da elevação do leito carroçável e a reposição de terra, com tratamento superficial com pedregulhos. A previsão é que o serviço seja concluído nos próximos dias.
“O objetivo deste trabalho é evitar a erosão da terra e a degradação do meio ambiente, garantindo o tráfego normal de veículos aos moradores e escoamento da produção agrícola, tanto em períodos de secas quanto de chuvas”, conclui o secretário Dirceu do Vale.