Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
01 ABR 2016
Vacinação contra gripe seguirá calendário do Ministério da Saúde

Pessoas em todo o país estão em busca de postos de saúde para ficarem imunes aos vírus que causam a gripe, em especial o vírus H1N1

De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, que envia as doses anuais da vacina, a campanha de imunização contra a gripe em Penápolis seguirá o calendário de início em 30 de abril. Algumas cidades, que ainda possuíam doses remanescentes da campanha de 2015 com validade dentro do permitido, estão utilizando estas vacinas e iniciando a campanha contra a gripe mais cedo. Entretanto, as doses atualizadas, só serão remetidas pelo Ministério da Saúde em breve, para início da campanha no final de abril.
Muitas pessoas, em todo o país, estão em busca de postos de saúde para saber da disponibilidade das vacinas, visando ficar imunes aos vírus que causam a gripe, em especial o vírus H1N1. O mesmo tem provocado hospitalizações e até mortes no Brasil. Em Penápolis há diversos casos suspeitos e óbitos, que estão sob investigação, aguardando exames comprobatórios.
De acordo com informações do Secretário Municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, a informação repassada pela Diretoria Regional de Saúde de Araçatuba é de que, por enquanto, permanece o prazo originalmente divulgado para a campanha, por parte do Ministério da Saúde.
“Até segunda ordem, não temos novidades a este respeito, embora saibamos que a capital paulista e região metropolitana, e até mesmo a cidade de São José do Rio Preto, estejam antecipando a vacinação contra a gripe. No caso de Penápolis, não temos doses do ano passado, e as vacinas de 2016 ainda não chegaram. Precisamos aguardar os lotes e a autorização do Governo para começar a campanha”, esclareceu Alex Cruz.
“Qualquer nova informação a esse respeito nós informaremos a comunidade, e faremos o chamamento àqueles que formam o público alvo da campanha”, acrescentou o secretário.